ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Alberto Villani Instituto de Física - Universidade de São Paulo
  • Denise Freitas Departamento de Metodologia de Ensino - Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

formação de professores de ciências, saber científico e pedagógico, categorias “quase-psicanalíticas”

Resumen

É relatada uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, cujos resultados foram considerados satisfatórios além do esperado, tanto pelo envolvimento e pela aprendizagem dos estudantes durante as disciplinas, quanto sobretudo pelo posicionamento final dos mesmos frente ao saber científico e pedagógico adquirido, assumindo a responsabilidade de resolver um problema com toda sua criatividade. A análise e interpretação das etapas da experiência é realizada mediante categorias “quasepsicanalíticas” referente tanto às mudanças na relação alunos-professora-conhecimento quanto aos instrumentos utilizados pela docente para fomentá-las.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Villani, A., & Freitas, D. (2016). ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 3(2), 121–142. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/621