ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONTROVÉRSIAS E CONFLITOS COGNITIVOS ATRAVÉS DE UMA LEITURA LAKATIANA (UMA APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA ANGULAR)

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

conflito cognitivo, programas de pesquisa, aprendizagem de cinemática angular

Resumo

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A idéia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Downloads

Publicado

2016-11-13

Como Citar

Laburú, C. E. (2016). ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONTROVÉRSIAS E CONFLITOS COGNITIVOS ATRAVÉS DE UMA LEITURA LAKATIANA (UMA APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA ANGULAR). Investigações Em Ensino De Ciências, 8(1), 7–30. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/549

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2