ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONTROVÉRSIAS E CONFLITOS COGNITIVOS ATRAVÉS DE UMA LEITURA LAKATIANA (UMA APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA ANGULAR)

Autores/as

  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

conflito cognitivo, programas de pesquisa, aprendizagem de cinemática angular

Resumen

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A idéia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Laburú, C. E. (2016). ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE CONTROVÉRSIAS E CONFLITOS COGNITIVOS ATRAVÉS DE UMA LEITURA LAKATIANA (UMA APLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA ANGULAR). Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 8(1), 7–30. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/549

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2