O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT
  • Carlos Alberto Marques Departamento de Metodologia de Ensino - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adélio A. S. C. Machado Departamento de Química e Bioquímica, Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p137

Palavras-chave:

Princípio da Precaução, Incerteza científica, Alfabetização científica e tecnológica, Tomada de decisão participativa.

Resumo

Avaliar situações de risco e evitar impactos socioambientais oriundos da ciência e da tecnologia é o que fundamenta as abordagens precaucionárias. A fim de identificar como as produções acadêmicas da área de ensino de ciências vislumbram o Princípio da Precaução na educação, realizou-se um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros e internacionais da área. Observa-se a existência de trabalhos que destacam a importância de tal princípio na formação para a cidadania na educação científica. Entretanto, poucos são aqueles que aprofundam sobre o tema ou propõem modos de inseri-lo no ensino. Ao considerar estes aspectos, procuramos evidenciar maneiras de sua aplicação para a tomada de decisão em situações que apresentam incertezas científicas.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Souza, L. C. A. B., Marques, C. A., & Machado, A. A. S. C. (2016). O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 137–152. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p137

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