ABORDAGENS EDUCACIONAIS DAS BIOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA

Autores

  • Leonardo Victor Marcelino Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil
  • Carlos Alberto Marques Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p61

Palavras-chave:

Biotecnologias, Transgênicos, Ensino de Química

Resumo

As biotecnologias estão cada vez mais presentes entre as pessoas e oferecem várias possibilidades de aplicação em nossas vidas, tornando-se imperativo entender como elas estão sendo eventualmente abordadas na Educação Científica, especialmente no Ensino de Química. O objetivo deste artigo foi analisar e apontar as possibilidades educacionais das biotecnologias a partir de um levantamento de artigos publicados em nove periódicos de importância para a área de Ensino de Ciências, especialmente à Química. Selecionaram-se 54 artigos por ferramenta eletrônica de busca por meio das seguintes palavras-chave: biotecnologia, transgênico, soja e suas derivações. Pela Análise Textual Discursiva, encontraram-se os seguintes significados em três categorias: diversas formas de interação entre Ciências e Biotecnologias; compreensões parciais sobre biotecnologias entre professores, alunos e graduandos e; três grandes abordagens das biotecnologias na Educação Científica — Desenvolvimentista, que objetiva a inovação a fim de desenvolvimento econômico; Propedêutica, voltada à resolução de problemas sociais meramente pela apropriação de conceitos e; Alfabetização Científica e Tecnológica Ampliada, que discute os conceitos, valores, princípios e filosofias para solucionar problemas sociais. Conclui-se que o tema é incipiente na área e que mais pesquisas são necessárias para investigar e divulgar suas possibilidades para discutir incertezas científicas e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Leonardo Victor Marcelino, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC.

Carlos Alberto Marques, Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil

Professor titular do Departamento de Metodologias de Ensino do Centro de Educação da UFSC.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Marcelino, L. V., & Marques, C. A. (2017). ABORDAGENS EDUCACIONAIS DAS BIOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(1), 61–77. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p61

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