AÇÕES DOCENTES EM AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Larissa Caroline da Silva Borges Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8138-578X
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química http://orcid.org/0000-0002-0638-3036
  • Sergio de Mello Arruda Professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p53

Palabras clave:

Ação docente, Aulas de Química, Modelos de Aulas.

Resumen

Neste artigo apresenta-se um estudo das ações docentes em aulas de Química no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa foi identificar e descrever as ações docentes, buscando responder às seguintes questões de investigação: O que os professores fazem, de fato, em aulas de Química no Ensino Médio? E quais categorias podem descrever suas ações? Para isso, os procedimentos metodológicos adotados foram gravações em áudio e em vídeo, e anotações em um caderno de campo das aulas de dois professores de Química, denominados P1 e P2, que atuam no Ensino Médio em escolas públicas. Como metodologia de análise e de interpretação das informações obtidas, utilizou-se a Análise de Conteúdo, considerando as etapas de pré-análise, de exploração do material e de tratamento dos resultados. Com relação aos resultados, para as aulas expositivas dialogadas com resolução de exercícios, foram identificadas 12 categorias de ação docente para P1 (Explica; Pergunta; Escreve; Atividades Burocrático-Avaliativas; Espera; Distribui; Responde; Representa; Informa; Adverte; Organiza; e Retoma) e 13 categorias para P2 (Explica; Pergunta; Escreve; Representa; Espera; Lê; Atividades Burocrático-Avaliativas; Atividades Burocrático-Administrativas; Responde; Adverte; Organiza; Retoma; e Cumprimenta), sendo que para ambos, as ações com maior incidência foram Explica-Pergunta-Escreve, sugerindo um modelo de aula caracterizado como Exp-Per-Esc, relacionado à abordagem e ao tipo de recurso utilizado. A partir das categorias de ação evidenciadas, realizamos um movimento de apresentação dos dados por meio de modelos gráficos que expressam uma representação temporal da aula e sugerem um entrelaçamento existente entre as ações identificadas.

Biografía del autor/a

Larissa Caroline da Silva Borges, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Departamento de Química

Universidade Estadual de LondrinaPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaDepartamento de Química

Sergio de Mello Arruda, Professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Borges, L. C. da S., Broietti, F. C. D., & Arruda, S. de M. (2021). AÇÕES DOCENTES EM AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(1), 53–69. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p53