JOGO DISCURSIVO NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA POR ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA

Autores/as

  • Luciana Massi Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo Av. Trabalhador São-carlense, 400 CP 780 São Carlos, SP CEP 13560-970
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo Av. Trabalhador São-carlense, 400 CP 780 São Carlos, SP CEP 13560-970

Palabras clave:

Análise do Discurso, Iniciação Científica, Química

Resumen

Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (pólo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (pólo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.

Publicado

2016-07-21

Cómo citar

Massi, L., & Queiroz, S. L. (2016). JOGO DISCURSIVO NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA POR ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 16(1), 35–57. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/245