DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS NUMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA E BIOLOGIA

Autores/as

  • Alberto Villani Instituto de Física – USP – São Paulo
  • Marisa Franzoni Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Campinas
  • Juarez Melgaço Valadares Doutorado em Educação – USP – São Paulo

Palabras clave:

Ensino Interdisciplinar, Formação de professores, Projetos, Grupos de Aprendizagem

Resumen

Este trabalho analisa o desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de Prática de Ensino de Física e de Biologia, na qual os alunos deviam propor um planejamento coletivo e interdisciplinar para um conjunto de aulas a ser ministrado no ensino fundamental da rede pública. Procuraremos mostrar a evolução do grupo e as contribuições das professoras, interpretando-as a partir dos referenciais de Bion (1970), Kaës (1997) e Winnicott (1975). Concluiremos com algumas considerações sobre a formação inicial de professores.

Publicado

2016-10-21

Cómo citar

Villani, A., Franzoni, M., & Valadares, J. M. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS NUMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA E BIOLOGIA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 13(2), 143–168. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/427