O TEXTO DE GENÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE RETÓRICA CRÍTICA

Autores/as

  • Tatiana Galieta Nascimento
  • Isabel Martins Programa de Pós-graduação Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

livro didático, análise retórica, discurso, educação em ciências

Resumen

Neste artigo, discutimos o texto de genética do livro didático de ciência a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Nascimento, T. G., & Martins, I. (2016). O TEXTO DE GENÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE RETÓRICA CRÍTICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(2), 255–278. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/519