USO DE IMAGENS ESPORTIVAS NO ENSINO DE MECÂNICA: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p125Palabras clave:
Livro didático, Ensino de Física., Imagens, Mecânica, EsportesResumen
Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma pesquisa realizada nos primeiros volumes dos 14 livros didáticos de Física aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015, na qual se objetivou analisar de que forma as imagens de esportes são abordadas nos conceitos de Mecânica. Como critérios de análise, foram utilizadas as categorias elaboradas por Perales e Jiménez (2002), que possibilitam compreender as características das imagens presentes nos livros didáticos. Nesse sentido, os resultados demonstram que, apesar de as imagens de esportes estarem presentes nesses livros, é necessário adotar metodologias para que essa ferramenta didática seja utilizada de forma eficiente, a fim de promover a construção do conhecimento que se pretende ensinar.Citas
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