O APRENDIZADO DA SINTAXE DA LINGUAGEM FÍSICA

Autores

  • Henrique Cesar Estevan Ballestero Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Universidade Estadual de Londrina – PR/Brasil
  • Sérgio de Mello Arruda Departamento de Física – Universidade Estadual de Londrina – PR/Brasil
  • Marinez Meneghello Passos Departamento de Matemática – Universidade Estadual de Londrina – PR/Brasil
  • Marcos Rodrigues da Silva Departamento de Filosofia – Universidade Estadual de Londrina – PR/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p1

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Aprendizagem da linguagem física, Aprendizado da sintaxe da linguagem física

Resumo

Vamos discutir neste artigo o processo de aprendizagem de um aluno matriculado em um curso de Introdução à Mecânica Clássica, disciplina ministrada em um curso de pós-graduação em uma universidade do Estado do Paraná, Brasil. Como resultado, apontamos para o fato de que o aluno analisado – formado em Matemática – ainda que tenha participado das aulas, as quais abordaram conteúdos relacionados aos formalismos newtoniano, lagrangeano e hamiltoniano, não conseguiu construir uma aprendizagem significativa da linguagem física, embora tenha sido bem-sucedido na aprendizagem da sintaxe da linguagem física envolvida no curso. Observamos que as dificuldades apresentadas pelo aluno resultaram de: sua falta de referentes e seu baixo conhecimento do vocabulário relacionado ao conteúdo em questão, bem como da falta de subsunçores para esse aprendizado.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Ballestero, H. C. E., Arruda, S. de M., Passos, M. M., & Silva, M. R. da. (2015). O APRENDIZADO DA SINTAXE DA LINGUAGEM FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(3), 01–20. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p1

Edição

Seção

Artigos