QUADRO ANALÍTICO PARA DISCUSSÕES ARGUMENTATIVAS EM FÓRUNS ON-LINE: APLICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Nilcimar dos Santos Souza Universidade de São Paulo
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p145

Palavras-chave:

Quadro analítico, Argumentação, Fóruns on-line, Estudos de caso, Química.

Resumo

Pesquisas realizadas com o intuito de investigar a construção de argumentos mostram que os estudantes fazem mais progressos quando argumentam em torno de um determinado tópico de forma colaborativa. Essa constatação resultou, nas últimas duas décadas, em um corpo significativo de trabalhos que visam o desenvolvimento de ações com o propósito de promover a argumentação em ambientes virtuais de aprendizagem por parte dos estudantes de ciências. Nesse cenário, surge a necessidade de ferramentas analíticas que permitam a classificação e análise de mensagens submetidas em discussões argumentativas em fóruns on-line. O presente artigo tem como objetivo apresentar as concepções teóricas que subsidiaram a elaboração de um Quadro Analítico para análise de discussões dessa natureza, assim como descrever a sua aplicação no contexto do ensino de química, a partir da resolução de estudos de caso de caráter sociocientífico por graduandos. O Quadro Analítico possibilitou a síntese de informações capazes de subsidiar a tessitura de considerações acerca do nível de produção argumentativa, nível de complexidade argumentativa e nível de qualidade conceitual de discussões argumentativas em fóruns on-line.

Biografia do Autor

Nilcimar dos Santos Souza, Universidade de São Paulo

Doutor em Química (Universidade de São Paulo) e Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (campus Macaé).

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Ciências lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), vice-diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezoito mestres e sete doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Souza, N. dos S., & Queiroz, S. L. (2018). QUADRO ANALÍTICO PARA DISCUSSÕES ARGUMENTATIVAS EM FÓRUNS ON-LINE: APLICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 145–170. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p145

Edição

Seção

Artigos