MAPEAMENTO DA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p62Palavras-chave:
formação de professores, química, estado da arteResumo
A produção e difusão do conhecimento científico no Ensino de Química tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Neste estudo, 104 dissertações de mestrado e 33 teses de doutorado defendidas sobre este tema em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (CAPES - Área 4, 38 e 46), entre 2001 e 2010, foram analisadas. Os documentos foram investigados com base nos seguintes descritores: ano da defesa, região geográfica, instituição e programa de pós-graduação, nível de escolaridade, foco temático e tipo de trabalho acadêmico. Os resultados indicam a consolidação da área de pesquisa em formação de professores de Química no país, mostrando um aumento da produção no período analisado. Os níveis escolares focados foram o ensino superior (54,8%) e o ensino médio (37,2%), enquanto que temas sobre a formação inicial (53,3%) e o desenvolvimento profissional contínuo (36,5%) foram os mais investigados.Referências
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