MAPEAMENTO DA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p62Palabras clave:
formação de professores, química, estado da arteResumen
A produção e difusão do conhecimento científico no Ensino de Química tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Neste estudo, 104 dissertações de mestrado e 33 teses de doutorado defendidas sobre este tema em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (CAPES - Área 4, 38 e 46), entre 2001 e 2010, foram analisadas. Os documentos foram investigados com base nos seguintes descritores: ano da defesa, região geográfica, instituição e programa de pós-graduação, nível de escolaridade, foco temático e tipo de trabalho acadêmico. Os resultados indicam a consolidação da área de pesquisa em formação de professores de Química no país, mostrando um aumento da produção no período analisado. Os níveis escolares focados foram o ensino superior (54,8%) e o ensino médio (37,2%), enquanto que temas sobre a formação inicial (53,3%) e o desenvolvimento profissional contínuo (36,5%) foram os mais investigados.Citas
Amaral, I. A. (2005). Tendências atuais das pesquisas no Ensino de Ciências. In Rosa, M. I. P. (Org.), Formar: encontros e trajetórias com professores de Ciências (pp. 31-40). São Paulo: Escrituras.
André, M. E. D. A., Simões, R. H. S., Carvalho, J. M., & Brzezinski, I. (1999). Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educacão & Sociedade, 20(68), 301-309.
André, M. E. D. A. (2001). A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990 -1998. In Candau, V. M. (Org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. (pp. 83-100). Rio de Janeiro: DP&A (X ENDIPE).
______________. (2009). A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente, 1(1), 41-56.
Araújo, N. R. S de (2007). Categorias para a seleção de experimentos de Química no Ensino Médio: um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciandos em formação. (Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000121127
Baptista, D. M. T. (1999). O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. In Martinelli, M. L. (Org.), Pesquisa qualitativa: um instigante desafio (pp. 31-41). São Paulo: Veras.
Bejarano, N. R. R. & Carvalho, A. M. P. (2000). A Educação Química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educação Química, 11(1),160-167.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CP 21/2001. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13272:parecer-cp-2001
______. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2002; Diário Oficial da União, Brasília, 9/4/2002. Seção 1, p. 31. Republicada por incorreção do original no D.O.U. de 4/3/2002. Seção 1, p. 8.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Recuperado de http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2011). Portaria nº 081 de 06 de junho de 2011. Recuperado de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_081_pro-tempores.pdf
Carvalho, A. (2004). Critérios estruturantes para o ensino de ciências. In Carvalho, A. P. (Org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática (pp. 1-17). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Carvalho, A. M. & Gil-Pérez, D. (2001). Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. (6a ed.) São Paulo: Cortez Editora.
Delizoicov, D., Slongo, I. I. P., & Lorenzetti, L. (2007, novembro) ENPEC: 10 anos de disseminação da pesquisa em Educação em Ciências. In VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). CD-Rom. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/index.html
Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas ‘Estado da Arte’. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272.
Francisco, C. A., Alexandrino, D. M., & Queiroz, S. L. (2015). Análise de dissertações e teses sobre o ensino de química no Brasil: produção científica de Programas de Pós-Graduação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, 20(3), 21-60.
Gamboa, S. A. S. (1987). Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000017725
Gatti, B. A. (2004). Estudos quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa, 30(1), 11-30.
Gonçalves, F. P. O. (2005). O texto de experimentação na educação em Química: discursos pedagógicos e epistemológicos. (Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102437
Imbernón, F. (2004). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Editora Cortez.
Ludke, M., & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Maldaner, O. A. (2000). A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/ pesquisadores. Ijuí: UNIJUÍ.
______________. (2008). A pós-graduação e a formação do educador químico: tendências e perspectivas. In Rosa, M.I.P., & Rossi, A.V. (Org.), Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências (pp. 269-288). Campinas: Átomo.
Marcelo, C. (1998). Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender e ensinar. Revista Brasileira de Educação, 9, 50-75.
Matiello, J. R.,; Bretones, P. S. (2010). Teses e dissertações sobre o ensino de Química no Brasil: análises preliminares. In XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ), (p. 1-11) .Brasília: UnB.
Megid Neto, J. (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no Nível Fundamental. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000189131&fd=y
____________ (2007). Três décadas de pesquisas em Educação em Ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In Nardi, R. (Org.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes (pp. 341-355). São Paulo: Escrituras.
Monteiro, B. A. P. (2005). Analisando discursos presentes em websites para formação continuada de professores de química: o caso do INTERATIVO. (Dissertação de mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ). Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/mestrado/d.110.html
Salém, S., & Kawamura, M. R. (2005). Ensino de ciências: algumas características e tendências. In V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (V ENPEC), (p.1-14) Bauru, SP. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p777.pdf
Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25(1), 14-24. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/qn/v25s1/9408.pdf
Slongo, I. I. P., & Delizoicov, D. (2006). Um panorama da produção acadêmica em Ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de Pós-Graduação. Investigações em Ensino de Ciências, 11(3), 323-341.
Soares, M. (1989). Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/REDUC.
Teixeira, P. M. M. (2008). Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000449571
Teixeira, P. M. M., & Megid Neto, J. (2006). Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o Ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2), 261-282.
Ventorim, S. (2005). A formação do professor pesquisador na produção científica dos Encontros Nacionais de Didática e Prática de Ensino: 1994-2000. (Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-85EPZ5/silvana_ventorim.pdf;jsessionid=2AACD1C0AE7405F190E8CE3A563AC798?sequence=1
Agostini, S. (2008) A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS). Recuperado de http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_arquivos/18/TDE-2008-09-22T133906Z-1717/Publico/SANDRAAGOSTINI.pdf
Alberti, G. E. (2010) Rompendo o silêncio de 30 anos: as trajetórias, escolar e profissional de egressos do curso de licenciatura plena em química da Universidade Federal de Mato Grosso. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/Gabriela%20Ernesta%20Alberti.pdf
Alen, P. das D. S. (2001) Formação continuada e mudanças nas práticas pedagógicas: o que dizem os professores de química. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG). Recuperado de
https://www.bu.ufmg.br/bu/index.php/base-de-dados/biblioteca-digital-ufmg
Alencastro, P. R de. (2003) Representações dos discentes do curso de licenciatura plena em química da UFMT, sobre a sua formação profissional. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT). Recuperado de www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1255/1/tese.pdf
Almeida, M. A. V. de. (2006) A nova didática das ciências e o saber docente dos professores de química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE). Recuperado de http://repositorio.ufpe.br:8080/bitstream/handle/123456789/4063/arquivo5400_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Altarugio, M. H. (2002) Este curso não se adapta à minha realidade. os conflitos de um grupo de professores de química em formação continuada. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Altarugio, M. H. (2007) A posição subjetiva do formador na condução do processo reflexivo de professores de ciências. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/TeseMaisaHelenaAltarugio.pdf
Andrade, M. G. de. (2008) Planejamento e plano de ensino de química para o ensino médio: concepções e práticas de professores em formação continuada. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Araújo, N. L de. (2005) Quem são e o que pensam sobre a sua formação, os professores de química da rede pública estadual do município de Cuiabá-MT. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT). Recuperado de http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=121575
Araújo, N. R. S de. (2007) Categorias para a seleção de experimentos de química no ensino médio: um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciandos em formação. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000121127
Araújo, S. C. M. (2010) Limites e possibilidades formativas da webquest como atividade de pesquisa na formação docente em química. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG). Recuperado de http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/778
Azevedo, M. A. R de. (2009) Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutorais emancipatórias. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/TESE_Antonia_Completa_V7.pdf
Barbosa, P. (2010) Orientações de formação e concepções de ambiente em cursos de formação continuada de professores de ciências do programa “teia do saber”. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Barreto, A. L. de O. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem: uma experiência de formação continuada de professores. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, RJ). Recuperado de http://www2.unigranrio.br/unidades_adm/pro_reitorias/propep/stricto_sensu.old/cursos/mestrado/ensino_ciencias/galleries/downloads/dissertacoes/dissertacao_ana_lucia_barreto.pdf
Belisário, C. M. (2007) Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO). Recuperado de https://mestrado.quimica.ufg.br/p/7631-concluidas
Bonardo, J. C. (2010) Desenvolvimento profissional e relatos de vida de professores de química: um estudo de caso múltiplo. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Botár, E. M. (2003) Um olhar sobre as relações entre o universo educativo da licenciatura e o mundo do trabalho - questões para a formação e profissionalização docente de professores e professoras de química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1187
Bourscheid, L. R. (2006) Tecnologias da informação e comunicação: estudo de caso com professores de química: mais limites do que possibilidades. (Dissertação de mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS). Recuperado de http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/385
Braz, M. C. D. L. (2009) Como vão se formando os professores em física e química: embates entre o ser, o ter e o fazer na formação de licenciandos da UFRN sob a perspectiva da teoria das representações sociais. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14329
Brito, D. dos S. (2004) Cursos de formação inicial de professores de química: uma análise das manifestações de professores da diretoria regional de ensino de São Carlos. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=296
Caldeira, C. G. (2007) Dos professores de química aos professores alquímicos – uma transmutação no profissional docente. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG). Recuperado de http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000185288.pdf
Cardoso, E. G. (2006) O professor diante do espelho: constituição de um instrumento para pesquisa e formação continuada de professores de ciências. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, DF). Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8941/1/2006_EmersonGomesCardoso.pdf
Carneiro, S. O. (2008) Opiniões sobre estágio curricular e prática de ensino na licenciatura em química: o caso do CEFET-PB. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16044/1/SuelyOC.pdf
Ceratti, A. G. da C. (2009) A pesquisa desenvolvida por bolsistas de iniciação científica na área de educação na química UNIJUÍ. (Dissertação de mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS). Recuperado de http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/browse
Ciríaco, M. das G. S. (2009) Prática pedagógica de professores de química: interfaces entre a formação inicial e continuada. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI). Recuperado de http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2010/graca_ciriaco.pdf
Corradi, D. P. (2005) Estágio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um currículo de formação de professores de química. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/CorradiDulcelenaPeralis.PDF
Corrêa, A. P. P. M. (2003) A formação do professor de química na FAFIG – Guaxupé – MG: formação inicial num contexto em transformação. (Dissertação de mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de
https://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/
Cortes Junior, L. P. (2008) As representações sociais de “química ambiental”: contribuições para a formação de bacharéis e professores de química. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Cunha, A. C. B. (2005) As concepções de formação continuada dos professores de química da rede estadual de ensino em Goiânia: os desafios para uma formação continuada eficaz. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO). Recuperado de https://mestrado.quimica.ufg.br/p/7631-concluidas
Dell’agnolo, R. M. (2004) Análise de videogravações das aulas de química como instrumento de formação continuada no processo de ensino-aprendizagem. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Dotta, S. C. (2009) Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/SilviaDotta.pdf
Façanha, A. A. de B. (2010) Reflexões sobre o fazer pedagógico do professor de química no ensino médio na perspectiva do ensino ativo. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE). Recuperado de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3317
Ferreira, C. R. (2010) O uso de visualizações no ensino de química: a formação inicial do professor de química. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Ferreira, M. M. N. (2007) Análise de um processo de formação continuada com professores da eja voltado para o trabalho com modelos mentais. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE). Recuperado de http://ww2.ppgec.ufrpe.br/br/dissertacoes
Figueirêdo, K. L. (2008) Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e colaboração: análise do desenvolvimento de seus conhecimentos sobre modelagem a partir do envolvimento em pesquisa-ação em um grupo colaborativo. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG). Recuperado de www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-84WQJH
Finzi, S. N. (2008) Os livros didáticos de química para o ensino médio: critérios de análise e concepções de professores. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Franco, A. L. S. J. (2006) Diagnóstico das condições de formação dos professores e do ensino de química no município de Barretos. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1115
Freire, M. da S. (2010) A estratégia didática de resolução de problemas na formação de professores de química. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16061/1/MelquesedequeSF_DISSERT.pdf
Freitas, Z. L. (2008) Um projeto de interação universidade-escola como espaço formativo para a docência do professor universitário. (Tese de doutorado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20080505_FREITAS%20ZULIND%20LUZMARINA.pdf
Furlan, E. G. M. (2003) A cultura estudantil na licenciatura em química: dando voz aos alunos. (Dissertação de mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/educacao-historia-politica-sociedade#dissertacoes-e-teses-defendidas
Gabini, W. S. (2005) Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de
professores. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=46
Gabini, W. S. (2008) Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. (Tese de doutorado em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20080731_GABINI%20WANDERLEI%20SEBASTIAO.pdf
Gaspari, A. R. (2008) A formação de professores de química em curso de licenciatura. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Gonçalves, F. P. (2005) O texto de experimentação na educação em química: discursos pedagógicos e epistemológicos. (Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado dehttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/outubro2011/quimica_artigos/dissert_fabio_goncalves.pdf
Gonçalves, F. P. (2009) A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química. (Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/92977/271526.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Gonçalves, L. P. (2006) As práticas de informática e telemática dos discentes e dos docentes do curso de licenciatura plena em química da Universidade Federal de Mato Grosso. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/Lucimara_Polisel_Goncalves.pdf
Herber, J. (2007) Currículo de química: uma reflexão coletiva. (Dissertação de mestrado em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, RS). Recuperado de http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/biblioteca/Capa/BCEPesquisa/BCETesesDiss
Kasseboehmer, A. C. (2006) Formação inicial de professores: uma análise dos cursos de licenciatura em química das universidades públicas do Estado de São Paulo. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_41e20725704c658d2d4e7071c5615c1d
Lago, L. Y do. (2008) A concepção de docência no Instituto de Química da Universidade de São Paulo: professor ou pesquisador? (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP). Recuperado de http://tede.metodista.br/jspui/handle/jspui/2224
Lamas, M. F. P. (2003) Formação inicial de professores de química: aplicação e avaliação de uma proposta. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Lambach, M. (2007) Atuação e formação dos professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck. (Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90651/241373.pdf?sequence=1
Leal, A. L. (2002) A articulação do conhecimento químico com a problemática ambiental na formação inicial de professores. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/83513
Leal, M. C. (2003) Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG). Recuperado de www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC.../1/2000000054.pdf
Lellis, L. O. (2003) Um estudo das mudanças relatadas por professores de ciências a partir de uma ação de formação continuada. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/versinternet.pdf
Leme, M. A. A. (2008) Investigação das concepções de licenciandos em química sobre história da ciência. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Lima, A. de A. (2007) O uso de modelos no ensino de química: uma investigação acerca dos saberes construídos durante a formação inicial de professores de química da UFRN. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14122
Lima, M. E. C. de C. (2003) Sentidos do trabalho mediados pela educação continuada em química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/LimaM.E.C.C.pdf
Lima, V. A. de. (2004) Atividades experimentais no ensino médio – reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Lima, V. U de A. (2007) Análise da inserção do planejamento de oficinas pedagógicas interdisciplinares na formação inicial de professores de química. (Dissertação de mestrado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE). Recuperado de http://ww2.ppgec.ufrpe.br/br/dissertacoes
Lôbo, S. F. (2004) A licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docente. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA). Recuperado de https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982
Lourencini, S. S. F. (2008) A política de formação do professor de química. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP). Recuperado de http://tede.metodista.br/jspui/handle/jspui/2104
Machado, J. R. C. (2004) A formação de professores de química na UFPA: a história de um curso de graduação e sua evolução curricular. (Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, PA). Recuperado dehttp://www.ufpa.br/eduquim/dissertacao_jm.pdf
Malacarne, V. (2007) Os professores de química, física e biologia da região oeste do Paraná: formação e atuação. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/TeseVilmarMalacarne.pdf
Marques, C. V. V. C. O. (2010) Perfil dos cursos de formação de professores dos programas de licenciatura em química das instituições públicas de ensino superior da região nordeste do Brasil. (Tese de doutorado em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_39d98ff4146b5b04be0b29b9b271c637
Marques, D. M. (2010) Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial. (Tese de doutorado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20100611_MARQUES%20DEIVIDI%20MARCIO.pdf
Massena, E. P. (2010) A história do currículo da licenciatura em química da UFRJ: tensões, contradições e desafios dos formadores de professores (1993-2005). (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ). Recuperado de http://www.fe.ufrj.br/ppge/teses/tese_de_doutorado_elisa_prestes_massena.pdf
Matos, N. B. de M. (2009) O conceito de operação mental na formação do professor de química: as possibilidades do programa de enriquecimento instrumental. (Dissertação de mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA). Recuperado de https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc
Melo, G. F. (2007) Tornar-se professor: a formação desenvolvida nos cursos de física, matemática e química da Universidade Federal de Uberlândia. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO). Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1074
Melo, J. R. F. de. (2007) A formação inicial do professor de química e o uso das novas tecnologias para o ensino: um olhar através de suas necessidades formativas. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/16039/1/JoaoRicardoFM.pdf
Melo, M. R. (2010) Elaboração e análise de uma metodologia de ensino voltada para as questões socioambientais na formação de professores de química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/Marlene_Rios_Melo.pdf
Mendes, M. R. M. (2007) Pesquisa colaborativa e comunidades de aprendizagem: possíveis caminhos para a formação continuada. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, DF). Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1983/1/Dissert_Mirian%20Rejane%20Magalhaes%20Mendes.pdf
Menten, M. L. M. (2007) O ensino médio em rede sob o olhar dos diferentes atores de uma comunidade escolar. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1662
Mesquita, A. M. A. (2007) A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA). Recuperado de http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1656
Mesquita, N. A. da S. (2010) Os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no Estado de Goiás: do conhecer ao construir. . (Tese de doutorado em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO). Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1026
Molar, J. O. (2009) As faces da alteridade: dilemas e convergências entre documentos oficiais e a formação de professores na UEPG. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR). Recuperado de http://www.bicentede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=482
Monteiro, B. A. P. (2005) Analisando discursos presentes em websites para formação continuada de professores de química: o caso do INTERATIVO. (Dissertação de mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ). Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/mestrado/d.110.html
Moradillo, E. F. de. (2010) A dimensão prática na licenciatura em química da UFBA: possibilidades para além da formação empírico-analítica. (Tese de doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA). Recuperado de
https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/Tese_EDILSON_FORTUNA_DE_MORADILLO.pdf
Moreira, L. L. R. (2002) A contribuição da prática de ensino de química, sob a forma de estágio supervisionado, na atuação docente dos licenciandos em ciências – habilitados em química. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB). Recuperado de http://www.ce.ufpb.br/ppge/index.php?option=com_content&task=section&id=6&Itemid=52
Moura, S. A. da S. (2010) Análise de um grupo colaborativo de professores de química como espaço de formação continuada. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS). Recuperado de
http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8166-analise-de-um-grupo-colaborativo-de-professores-de-quimica-como-espaco-de-formacao-continuada.pdf
Nery, B. K. (2008) Projeto folhas: uma perspectiva de formação continuada de professores – análise no campo curricular de química. (Dissertação de mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS). Recuperado de http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/393
Nunes, A. O. (2010) Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos: uma experiência formativa no sertão nordestino. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16059/1/AlbinoON_DISSERT.pdf
Nunes, R. R. (2010) O uso de analogias estruturadas como recurso didático no ensino médio de química e a formação continuada de professores. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS). Recuperado defile:///C:/Users/usuario/Downloads/Rodrigo%20Ruschel%20Nunes.pdf
Oliveira, A. C. G de. (2008) Formação profissional, narrativas e identidades no cotidiano de um instituto de pesquisa. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000440083
Oliveira, Z. L. de. (2003) Pró-Ciências: um programa de formação continuada de professores de matemática e ciências em Mato Grosso do Sul - 1997 a 1999. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS). Recuperado de
http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7792-pro-ciencias-um-programa-de-formacao-continuada-deprofessores-de-matematica-e-ciencias-em-mato-grosso-do-sul-1997-a-1999.pdf
Pacheco, M. M. D. R. (2007) Concepções e práticas avaliativas nos cursos de licenciatura. (Tese de doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=5786&processar=Processar
Paula, M. M. de. (2007) Programa Teia do Saber: um olhar de professores das ciências da natureza. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos, Santos, SP). Recuperado de http://biblioteca.unisantos.br:8181/bitstream/tede/115/1/Monica%20Marques%20de%20Paula.pdf
Peixoto, H. R. C. (2003) Natureza da ciência e formação de professores de química: uma experiência de sala de aula. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado dehttp://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Pena, G. B. de O. (2010) O início da docência: vivências, saberes e conflitos de professores de química. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG). Recuperado de http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/799
Pereira, G. J. S. A. (2009) História e filosofia da ciência nos currículos das licenciaturas em física e química da UFRN. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14339
Pereira, J. E. (2009) Professores de ciências naturais: necessidades formativas para ensinar a medir em trabalhos práticos e experimentais. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14363
Pérez, L. F. M. (2010) A abordagem de questões sociocientíficas na formação continuada de professores de ciências: contribuições e dificuldades. (Tese de doutorado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20100730_PEREZ%20LEONARDO%20FABIO%20MARTINEZ.pdf
Pessoa, A. B. (2007) A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, DF). Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/964/1/2008_AdrianoBomtempoPessoa.pdf
Pinheiro, J. S. (2009) Aprendizagens de um grupo de futuros(as) professores(as) de química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais: em face dos caminhos abertos pela lei federal nº 10.639 de 2003. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG). Recuperado de http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/812
Predebon, F. (2009) Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa construtivista. (Dissertação de mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS). Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16337/000702367.pdf?sequence=1
Quadros, A. L. de. (2010) Aulas no ensino superior: uma visão sobre professores de disciplinas científicas na licenciatura em química da UFMG. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/FAEC-8M3NCV
Ramos, A. de F. (2009) Um estudo das concepções dos docentes sobre a estruturação do curso de licenciatura em química da REGESD, na modalidade a distância. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS). Recuperado de http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16922
Rezer, E. (2010) Oferta de cursos de formação de professores da área das ciências da natureza, no estado de Mato Grosso: análise do contexto das atuais políticas educacionais. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/Edmilson_Rezer.pdf
Ribeiro, A. T. (2007) Histórias de vida e formação de professores de química. (Dissertação de mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA). Recuperado de https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/Alcione_Torres_Ribeiro_2007.pdf
Ribeiro, L. C. dos S. (2008) A criação da licenciatura noturna em química da UFRJ: embates, retóricas e conciliações. (Tese de doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=6669&processar=Processar
Rosa, D. E. G. (2003) Investigação-ação colaborativa sobre práticas docentes na formação continuada de formadores. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP). Recuperado de
https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/index.php?prog=DR+-EDUCA%C7%C3O+(PPGE)
Rubim, J. (2007) A contribuição de uma proposta interdisciplinar no ensino de ciências para o processo formativo de professores. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90869/rubim_j_me_bauru.pdf?sequence=1
Santana, R. de J. (2010) Formação e atuação do professor de química: um estudo sobre a transposição didática dos modelos atômicos. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE). Recuperado dehttps://bdtd.ufs.br/bitstream/tede/1961/1/RAFAEL_JESUS_SANTANA.pdf
Santos, E. B. dos. (2006) Formação contínua do professor de ciências: pesquisa colaborativa na construção de uma proposta de coordenação pedagógica reflexiva. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, DF). Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6681/1/2006_Elias%20Batista%20dos%20Santos.pdf
Santos, I. M. dos. (2009) Reformulação curricular no curso de licenciatura em química: fatores que contribuem para a configuração de um processo inovador. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Santos, V. T. (2003) Uma abordagem sobre o desenvolvimento de competências com professores(as) de química do ensino médio. (Dissertação de mestrado em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE). Recuperado de http://ww2.ppgec.ufrpe.br/br/dissertacoes
Santos Jùnior, J. B. dos. (2009) Colaboração mediada como ferramenta na reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino e aprendizagem do professor de química. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Schwahn, M. C. A. (2008) O uso do laboratório de ensino de química como ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em química sobre o POE. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS). Recuperado de https://servicos.ulbra.br/ALEPH/Q987IFLSP1VE49RK8MUA78NYYYICDREERR6L5VLHCFH8UM7AFF-47786?func=find-b-0
Sessa, P. S. (2006) Por um ensino aprendente: a formação dos professores das ciências no século XXI. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP). Recuperado de http://tede.metodista.br/jspui/handle/jspui/1223
Sierra, D. F. M. (2009) Os sentidos outorgados por docentes de cursos de licenciatura sobre a educação ambiental como possibilidade para se pensar a formação de professores. (Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20090810_SIERRA%20DIANA%20FABIOLA%20MORENO.pdf
Silva, A. de F. A. da. (2006) Ensino e aprendizagem de ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Silva, A. F da. (2001) A formação do professor de ciências na reorganização curricular – ciências na 5ª série. (Dissertação de mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS). Recuperado de
http://www.unijui.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias
Silva, A. P. da. (2008) Projeto integrado de prática educativa (PIPE) nas licenciaturas em ciências biológicas, física e química : desafios e possibilidades para a formação docente. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG). Recuperado de http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/1001?mode=full
Silva, E. L. da. (2007) Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Silva, L. P. da. (2005) Prática docente em química: saberes construídos na ação. (Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, PA). Recuperado de http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/1829/1/Dissertacao_PraticaDocenteQuimica.pdf
Silva, M. G. L. da. (2003) Repensando a tecnologia no ensino de química do nível médio: um olhar em direção aos saberes docentes na formação inicial. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Recuperado de http://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/ciencia-tecnologia-e-sociedade-especializacao-em-educacao/tese-2-cts
Silva, P. S. A da. (2007) Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências. . (Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, PA). Recuperado de http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/1782/1/Dissertacao_ReflexaoEpistemologicaMemorialistica.pdf
Silva, R. M. G. da. (2003) Constituição de professores universitários de disciplinas sobre ensino de química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP). Recuperado de https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/index.php?prog=DR+-+EDUCA%C7%C3O+(PPGE)
Silveira, H. E da. (2008) A história da ciência em periódicos brasileiros de química: contribuições para formação docente. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP). Recuperado de http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000439870
Sousa, D. de A. (2008) Grupo de estudo de professores de química em Barra do Garças (MT): uma investigação-ação. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO). Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1055
Souza, A. N. de. (2009) Ações reflexivas na prática de ensino de química. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE). Recuperado de http://ww2.ppgec.ufrpe.br/br/dissertacoes
Souza, C. S. B. N. de. (2009) Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática. (Dissertação de mestrado em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, RS). Recuperado de http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/biblioteca/Capa/BCEPesquisa/BCETesesDiss
Souza, K. A. de F. D. de. (2007) O ensino universitário de química em descompasso: dificuldades de futuros professores na construção do pensamento químico. (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, SP). Recuperado de http://repositorio.unesp.br/handle/11449/97858
Souza, M. L. de. (2010) Histórias de constituição e ambientalização de professores de química em rodas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. (Tese de doutorado em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS). Recuperado de http://www.argo.furg.br/bdtd/tde_arquivos/5/TDE-2010-07-14T175908Z-177/Publico/Moacir.pdf
Tavares, M. I. (2009) Um olhar sobre a educação continuada de professores das séries iniciais em ciências no estado de São Paulo. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Teixeira Júnior, J. G. (2007) Formação docente: conhecimento do conteúdo específico - se eu não entendo, como posso explicar? (Dissertação de mestrado em Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG). Recuperado de http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/817
Vaiteka, S. (2007) Ideias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciandos do IQ-USP. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Varjão, T. do A. (2008) A licenciatura em química da UNEB: aspectos do currículo que facilitam ou dificultam o percurso discente. (Dissertação de mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA). Recuperado de https://twiki.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/Disserta%e7%e3o_Tatiana_Varj%e3o_2008.pdf
Vieira, M. (2003) Avaliação da aprendizagem na educação a distância: um estudo sobre o curso de complementação para licenciatura em biologia, física, química e matemática. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85255
Vitiritti, A. B. G. (2006) Estudo de caso: um olhar sobre as expectativas dos participantes de cursos de formação continuada. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br&filtro=Vitiritti
Viveiros, E. R. de. (2007) Relação sujeito/conhecimento em alunos de licenciatura em química: uma investigação a partir da teoria dos conceituais. (Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, SP). Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/index.jsp
Vogel, M. (2008) O recomeçar a cada memória: relatos (auto) biográficos de professores de química da rede estadual pública paulistana. (Dissertação de mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid=76&lang=pt-br
Wenzel, J. S. (2007) A prática do ensinar e do aprender a fazer pesquisa em componentes curriculares de um curso de licenciatura em química. . (Dissertação de mestrado em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS). Recuperado de http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1998
Zanon, L. B. (2003) Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura de química. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP). Recuperado de https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/index.php?prog=DR+-+EDUCA%C7%C3O+(PPGE)
Zimmer, V. A. L. (2005) Espaços e momentos de reflexão no currículo da formação inicial de professores: um olhar a partir da química. (Dissertação de mestrado em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS). Recuperado de http://www.upf.br/ppgedu/index.php/bancas-de-defesa-e-dissertacoes
Zucolotto, A. M. (2010) Possibilidades de constituição do educador em química. (Tese de doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS). Recuperado de http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3628/1/421422.pdf
Zuin, V. G. (2010) A inserção da dimensão ambiental na formação inicial de professoras/es de química: um estudo de caso. (Tese de doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP). Recuperado de file:///C:/Users/usuario/Downloads/vania.pdf
Zuliani, S. R. Q. A. (2006) Prática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. (Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP). Recuperado de http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/8/TDE-2006-06-07T13:20:08Z-1048/Publico/TeseSRQAZ.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.