CARACTERIZANDO UM PERFIL CULTURALMENTE SENSÍVEL (PCS) NO ENSINO DE BIOLOGIA: SUBSÍDIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INTERCULTURAL (ECI)

Autores

  • Jairo Robles-Piñeros Programa de Ensino, Filosofia e História das ciências. Universidade Federal da Bahia e Doutorado Interinstitucional em Educación Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas http://orcid.org/0000-0002-8403-3066
  • Geilsa Costa Santos Baptista Porfessora plena do depto de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofía e História das Ciências (UFBA-UEFS) http://orcid.org/0000-0002-5871-0115
  • Adela Molina-Andrade Doctorado Interinstitucional en Educacion - Universidad Distrital Francisco José de Caldas http://orcid.org/0000-0002-6802-5533

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p39

Palavras-chave:

Compromissos Epistemológicos, Diálogo Intercultural, Dimensão Ontológica, Educação Científica Intercultural, Formação Continuada de Professores

Resumo

A educação científica intercultural enfrenta desafios frente à maneira como se dá o processo de relação entre sistemas dispares de conhecimentos, às vezes apagados pela relação desigual que se apresenta na sala de aula e, especificamente, nos discursos docentes. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativo-interpretativa voltada para a caracterização de um perfil culturalmente sensível para o ensino intercultural de biologia com quatro (4) professoras de ciências em exercício de duas escolas públicas rurais do município de Coração de Maria e Distrito de Retiro, Bahia, Brasil. Por meio de um instrumento de situações-problema, discussões em grupos focais e bate-papos, foram coletadas respostas das professoras e se elas interpretaram e analisaram os significados das suas posições sobre as diferentes questões. A partir da categorização e análise dessas respostas, foi possível caracterizar um perfil docente ligado à diversidade cultural, com a identificação dos compromissos categorizados em três dimensões: epistemológica, ontológica e ética. Espera-se que os resultados da presente pesquisa possam oferecer uma perspectiva de como os professores expressam seus modos de assumir o mundo, suas relações com os saberes e como isso influencia diretamente nas suas práticas pedagógicas, nos seus processos de ensinar ciências em contextos culturalmente diversos.

Biografia do Autor

Jairo Robles-Piñeros, Programa de Ensino, Filosofia e História das ciências. Universidade Federal da Bahia e Doutorado Interinstitucional em Educación Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas

É Licenciado em Biologia da Universidade Pedagógica Nacional, (2012), é mestre em Ensino, Filosofia e Historia das ciências UFBA-UEFS (2016). Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e Doutor em Educação do Doutorado em Educação da Universidad Distrital Colômbia (2021). Docente do depto. de Biologa da Universidade Pedagógica Nacional. É membro coordinador do grupo de pesquisa Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências UFBA-UEFS (GIEEC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Geilsa Costa Santos Baptista, Porfessora plena do depto de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofía e História das Ciências (UFBA-UEFS)

Possui graduação em Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Educação, História e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal de Bahia (2007) e doutorado em Educação, História e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal da Bahia (2012), com estágio na Universidade do Minho, Portugal, através do Programa Erasmus Mundus. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). É Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (UEFS) e coordenadora fundadora do Grupo de Pesquisa em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). Com experiência e trabalhos publicados na área de Educação em Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia).

Adela Molina-Andrade, Doctorado Interinstitucional en Educacion - Universidad Distrital Francisco José de Caldas

doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação com Ênfase em Avaliação pela Pontificia Universidad Javeriana. Graduado em Biologia pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Sua linha de pesquisa é "Ensino de ciências, contexto e diversidade cultural". Atualmente é professora e pesquisadora em tempo integral na Universidade Distrital Francisco José de Caldas, Faculdade de Ciências e Educação, nos programas de Doutorado Interinstitucional em Educação (DIE-UD) e Mestrado em Educação. Foi diretora do DIE-UD 2006-2012 e do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais 2002-2008. Líder do Grupo de Pesquisa INTERCITEC (Interculturalidade, ciência e tecnologia). Autor de artigos e livros sobre resultados de pesquisas e reflexões sobre ensino e ensino de ciências.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Robles-Piñeros, J., Baptista, G. C. S., & Molina-Andrade, A. (2023). CARACTERIZANDO UM PERFIL CULTURALMENTE SENSÍVEL (PCS) NO ENSINO DE BIOLOGIA: SUBSÍDIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA INTERCULTURAL (ECI). Investigações Em Ensino De Ciências, 28(1), 39–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p39

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Artigos