ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Karine Raquiel Halmenschlager Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Dos Santos Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Camillo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizandro Maurício Brick Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p172

Palavras-chave:

Educação do Campo, Abordagem Temática, Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

Este trabalho tem como foco analisar o modo como discussões a respeito da abordagem de temas, no Ensino de Ciências e Matemática, estão presentes em trabalhos relacionados à Educação do Campo. Realizou-se uma revisão de literatura, em atas de eventos e periódicos nacionais, por meio da qual foram localizados dezenove estudos. A análise de tais estudos foi realizada tomando-se os princípios da Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias: natureza do tema; relação com o contexto local; relação com a conceituação científica e relação com a escola. Dentre os resultados, destaca-se que os estudos têm explorado temáticas que abarcam, especialmente, questões contextuais, sociais e políticas. Já no que diz respeito a relação com o contexto do campo, destacamos duas diferentes dimensões: uma na qual o campo assume um papel central e outra na qual o campo parece assumir função ilustrativa. Identificamos, também, uma busca pela superação da abordagem da conceituação científica de forma isolada, fragmentada e descontextualizada. Por fim, no que diz respeito a visão acerca da escola, ressalta-se a necessidade de superação deste espaço como mera aplicação e reprodução de conhecimento.

Biografia do Autor

Karine Raquiel Halmenschlager, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino. Área: Ensino de Física.

Carolina Dos Santos Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino. Área: Ensino de Química.

Juliano Camillo, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino. Área: Ensino de Física.

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Metodologia de Ensino. Área: Ensino de Física.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Halmenschlager, K. R., Dos Santos Fernandes, C., Camillo, J., & Brick, E. M. (2018). ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 172–189. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p172

Edição

Seção

Artigos