ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p172Palabras clave:
Educação do Campo, Abordagem Temática, Ensino de Ciências e MatemáticaResumen
Este trabalho tem como foco analisar o modo como discussões a respeito da abordagem de temas, no Ensino de Ciências e Matemática, estão presentes em trabalhos relacionados à Educação do Campo. Realizou-se uma revisão de literatura, em atas de eventos e periódicos nacionais, por meio da qual foram localizados dezenove estudos. A análise de tais estudos foi realizada tomando-se os princípios da Análise Textual Discursiva, a partir de quatro categorias: natureza do tema; relação com o contexto local; relação com a conceituação científica e relação com a escola. Dentre os resultados, destaca-se que os estudos têm explorado temáticas que abarcam, especialmente, questões contextuais, sociais e políticas. Já no que diz respeito a relação com o contexto do campo, destacamos duas diferentes dimensões: uma na qual o campo assume um papel central e outra na qual o campo parece assumir função ilustrativa. Identificamos, também, uma busca pela superação da abordagem da conceituação científica de forma isolada, fragmentada e descontextualizada. Por fim, no que diz respeito a visão acerca da escola, ressalta-se a necessidade de superação deste espaço como mera aplicação e reprodução de conhecimento.Citas
Althusser, L. (1970). Ideologia e Aparelhos ideológicos de estado. Lisboa, Portugal: Presença.
Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (2008). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes.
Cachapuz, A., Gil-perez, D., Carvalho, A. M. P., Praia, J., & Vilches, A. (2011). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo, SP: Cortez.
Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejo, P., & Frigotto, G. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Carvalho, A. M. P., & Gil-Pérez, D. (2011). Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo, SP: Cortez.
Cordeiro, G. N. K., Reis, N. da S., & Hage, S. M. (2011). Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, 24(85), 115-125. Recuperado de http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2489/2446
Delizoicov, D. (1991). Conhecimento, Tensões e Transições. (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/75757/82794.pdf
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2007). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo, SP: Cortez.
Delizoicov, D., & Auler, D. (2011). Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 4(2), 247-273. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690
Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf
Freire, P. (1992). Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (34a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. São Paulo, SP: Paz e terra.
Freitas, L. C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática (11a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Gehlen, S. T. G. T., Strieder, R. B., Watanabe-Caramello, G., Feistel, R. A. B., & Halmenschlager, K. R. (2014). A inserção da Abordagem Temática em cursos de Licenciatura em Física em instituições de Ensino Superior. Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 217-238. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/104/75
Halmenschlager, K.R., & Delizoicov, D (2017). Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Caracterização de Propostas Destinadas ao Ensino Médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 10(2), 305-330. DOI: 10.5007/1982-5153.2017v10n2p305
Halmenschlager, K. R., Strieder, R. B., Watanabe, G., & Silva, L. F. (2015). Abordagem Temática na formação inicial de professores de Física e suas implicações na prática docente. In X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia. Recuperado de http://ecec.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Halmenschlager-et.-al.-2015-X-ENPEC.pdf
Halmenschlager, K. R. (2014). Abordagem de temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação docente. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis). Recuperado de http://tede.ufsc.br/teses/PECT0217-T.pdf
Lara, J. I. M., Borges, R. M. R., & Basso, N. R. S. (2007). Unidade de Aprendizagem sobre soluções: Avaliação de uma proposta interativa de educação química. In VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p627.pdf
Lindemann, R. H. (2010). Ensino de química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições do referencial freireano de educação. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis). Recuperado de http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0122-T.pdf
Maldaner, O. A. (2007). Situações de Estudo no Ensino Médio: nova compreensão de Educação Básica. In Nardi, R. (org.). Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, SP: Escrituras.
Marques, S. G., Halmenschlager, K. R., & Wagner, C. (2013). Abordagem Temática na Iniciação à Docência. In VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1203-1.pdf
Molina, M. C., & Sá, L. M. (2012). Licenciatura em Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejo, P., & Frigotto, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. (pp. 326-333). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular,
Pistrak, M. M. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho (5a ed.). Tradução de Daniel Aarão Reis Filho. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: UNIJUÍ.
Richetti, G. P., & Pinho-Alves, J. (2010). Unindo as peças do quebra-cabeça: a automedicação no Ensino de Química à luz da Alfabetização Científica e Tecnológica. In XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília. Recuperado de http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0265-1.pdf
Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto.
Silva, L. F., & Carvalho, L. M. (2009). Professores de Física em Formação Inicial: o ensino de Física, a abordagem CTS e os temas controversos. Investigações em Ensino de Ciências, 14(1), 135-148. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/414
Silva, P. S., & Mortimer, E. F. (2007). Projeto água em foco, qualidade de vida e cidadania: uma experiência na formação inicial de professores. In VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p640.pdf
Silva, C. A. C., Halmenschlager, K. R., Watanabe-Caramello, G., Feistel, R. A. B., Gehlen, S. T., & Streider, R. B. (2012). Abordagem temática na pesquisa em ensino de física. In XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias.
Strieder, R. B., Caramello, G. W., & Gehlen, S. T. (2012). Abordagem de Temas no Ensino Médio: compreensões de professores de Física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 153-169. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n2/1983-2117-epec-14-02-00153.pdf
Stuani, G. M., Fernandes, C. S., & Yamazaki, R. M. (2015). As potencialidades da abordagem temática na formação de educadores do campo e indígenas. In X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia. Recuperado de
http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1278-1.PDF
Tavares, S. S. (2016). Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá). Recuperado de https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/470/dissertacao_tavares_2016.pdf
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.