DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS ESTADUAIS, APONTADAS POR PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Thaís Gimenez da Silva Augusto Doutoranda em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru.

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Ensino Médio, formação em serviço.

Resumo

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram quais as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunir com os colegas, pesquisar e se dedicar a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Augusto, T. G. da S., & Caldeira, A. M. de A. (2016). DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS ESTADUAIS, APONTADAS POR PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(1), 139–154. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/481

Edição

Seção

Artigos