O USO DO “V” DE GOWIN NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Henri Araujo Leboeuf IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu Av. Araucária, 780 - Vila A - 85.860-000 – Foz do Iguaçu, PR
  • Irinéa de Lourdes Batista UEL – Universidade Estadual de Londrina / Departamento de Física Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380 - Campus Universitário - 86051-990 - Londrina, PR

Palabras clave:

diagramas “V”, formação de professores, ensino de ciências

Resumen

Este trabalho investiga o uso do instrumento heurístico, conhecido como Diagrama “V” de Gowin, na formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Faz parte de uma pesquisa que visa investigar possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação docente. A abordagem didática foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, e integrou aspectos conceituais, históricos e experimentais do conteúdo Óptica da Visão em uma disciplina sobre ensino de ciências inserida em um curso de Pedagogia. O diagrama “V” foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados. São analisados os diagramas construídos pelos alunos desde o primeiro contato com o instrumento até o seu uso durante as atividades do curso. São realizadas considerações sobre as potencialidades do uso deste instrumento na formação docente.

Publicado

2016-06-08

Cómo citar

Leboeuf, H. A., & Batista, I. de L. (2016). O USO DO “V” DE GOWIN NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(3), 697–721. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/121