O USO DO “V” DE GOWIN NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
diagramas “V”, formação de professores, ensino de ciênciasResumen
Este trabalho investiga o uso do instrumento heurístico, conhecido como Diagrama “V” de Gowin, na formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Faz parte de uma pesquisa que visa investigar possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação docente. A abordagem didática foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, e integrou aspectos conceituais, históricos e experimentais do conteúdo Óptica da Visão em uma disciplina sobre ensino de ciências inserida em um curso de Pedagogia. O diagrama “V” foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados. São analisados os diagramas construídos pelos alunos desde o primeiro contato com o instrumento até o seu uso durante as atividades do curso. São realizadas considerações sobre as potencialidades do uso deste instrumento na formação docente.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.