REALIDADES COLATERAIS E A PRODUÇÃO DA IGNORÂNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS HORMÔNIOS E A QUESTÃO DE GÊNERO

Autores/as

  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto Campus Universitário Morro do Cruzeiro – Ouro Preto, MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1245-2648
  • Francisco Ângelo Coutinho Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG. http://orcid.org/0000-0003-4519-2870

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p176

Palabras clave:

Ignorância, realidades colaterais, epistemologias pós-positivistas, hormônios, livros didáticos.

Resumen

O artigo defende o estudo da ignorância como um tema legítimo de pesquisa em educação em ciências. Esta defesa é feita com base nas premissas da Epistemologia da Ignorância ou Agnotologia, segundo a qual a ignorância é ativamente produzida e pode servir a projetos de dominação. Em nosso estudo, escolhemos os hormônios "sexuais" como objeto de análise. Para evidenciar a construção da ignorância acerca dessas substâncias e seus efeitos nos organismos, procuramos dialogar com as contribuições das epistemologias pós-positivas, principalmente, as que se originam de estudos sobre as realidades colaterais. De posse desses referenciais, procuramos demonstrar como, ao longo da história, as pesquisas acerca dos hormônios sexuais produziram realidades colaterais que engendram uma concepção de mundo de base essencialista, segundo a qual existe uma natureza biológica que determina os papeis sexuais de machos e fêmeas humanos. Esse discurso está presente nos textos dos livros didáticos de biologia que nós analisamos, o que revela a necessidade de sinalizar, principalmente em cursos de formação de professores, como esses materiais porta-vozes da biologia podem atualizar o sexismo e a discriminação de gênero.

Biografía del autor/a

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto Campus Universitário Morro do Cruzeiro – Ouro Preto, MG, Brasil

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Rodrigues e Silva, F. A., & Coutinho, F. Ângelo. (2016). REALIDADES COLATERAIS E A PRODUÇÃO DA IGNORÂNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS HORMÔNIOS E A QUESTÃO DE GÊNERO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 21(3), 176–194. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p176