ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE KRASILCHIK COM O ENFOQUE SEMIÓTICO DE DUVAL

Autores/as

  • Lucas Roberto Perucci Especialista em Ensino de Ciências Biológicas
  • Carlos Eduardo Laburú Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Docente do Departamento de Física
  • Camila Regina Basso Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Docente do Departamento de Biologia Geral Universidade Estadual de Londrina (UEL) Rodovia Celso Garcia Cid – PR 445 – Km 380 – Campus Universitário CEP 86051-980 - Londrina – PR – Brasil

Palabras clave:

ensino de Biologia, flutuação de população, semiótica de Duval

Resumen

O ensino de Biologia contém uma série de representações, tais como a língua natural, gráficos, tabelas, esquemas, figuras, que podem ser analisadas enquanto registros de representação semiótica. Duval propõe um olhar atento do professor sobre as dificuldades dos alunos, ao realizarem conversão entre diferentes registros de representação semiótica. Este estudo, de caráter exploratório, analisa à luz dessa teoria tais dificuldades, dentro da simulação “Flutuação nas populações” proposta por Krasilchick (2004). Para a coleta de dados, foi realizado um curso com estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente. Dentre os dois tipos de conversão semiótica, os estudantes apresentaram maiores dificuldades nas conversões não congruentes. As questões não congruentes da simulação proposta exigem as habilidades de explicação de fenômenos e de relação entre eles, além de maior atenção docente no momento da mudança e coordenação dos distintos registros de representação.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Perucci, L. R., Laburú, C. E., Basso, C. R., & Rosa-Silva, P. de O. (2016). ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE KRASILCHIK COM O ENFOQUE SEMIÓTICO DE DUVAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(3), 685–696. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/182

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2