A DIMENSÃO ESTÉTICA SOBRE AS FLORESTAS TROPICAIS NO ENSINO DE ECOLOGIA

Autores/as

  • Tatiana Seniciato Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru. São Paulo.Brasil. Telefones: (14) 9784-4666. End. Av Affonso José Aiello, 6-55, Lt 05 e 06, Cond. Spazio Verde, Vl. Aviação, CEP 17018-520, Bauru/SP.
  • Osmar Cavassan Departamento de Ciências Biológicas Programa de Pós-Gradução em Educação em Ciências. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru. São Paulo. Brasil. Telefone: (14) 3103-6078
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Departamento de Educação Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru. São Paulo. Brasil. Telefone: (14) 3103-6077

Palabras clave:

Ensino de ecologia, Licenciatura em Ciências Biológicas, dimensão estética, formação de valores, semiótica peirceana.

Resumen

O trabalho analisa a dimensão estética no ensino das florestas tropicais em disciplinas de ecologia. Utiliza-se da semiótica peirceana para revelar as relações de significação dos dados obtidos na pesquisa. A análise semiótica aponta que há um certo constrangimento em se considerar a dimensão estética das florestas tropicais na prática docente dos entrevistados, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica, embora todos os professores reconheçam a importância da dimensão estética e sua conseqüente implicação ética no ensino e na conservação dos ambientes naturais.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Seniciato, T., Cavassan, O., & Caldeira, A. M. de A. (2016). A DIMENSÃO ESTÉTICA SOBRE AS FLORESTAS TROPICAIS NO ENSINO DE ECOLOGIA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(2), 163–189. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/354