ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEPÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Cleci Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo, RS. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Ariel Samudio Perez Universidade de Passo Fundo, RS
  • Carla Drum Universidade de Passo Fundo, RS, bolsista CNPq

Palabras clave:

ciências, professores, séries iniciais

Resumen

O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

da Rosa, C. W., Perez, C. A. S., & Drum, C. (2016). ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: CONCEPÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 12(3), 357–368. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/465

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.