CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NUM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMAGENS QUE DIFICULTAM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Neusa Maria John Scheid Departamento de Ciências Biológicas/ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Campus de Santo Ângelo e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC-SC
  • Nadir Ferrari Núcleo de Estudos em Genética Humana/Centro de Ciências Biológicas e PPGECT da UFSC
  • Demétrio Delizoicov Departamento de Metodologia de Ensino e PPGECT da UFSC-SC

Palabras clave:

Natureza da ciência, formação de professores, epistemologia, Ludwik Fleck

Resumen

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck. Também mostraram desconhecer o caráter coletivo da atividade cientifica, que Fleck sistematiza na categoria coletivo de pensamento. Isto possivelmente decorre da ausência, durante a formação inicial, de discussões epistemológicas que poderiam contribuir para a compreensão da complexidade na construção dos fatos científicos. Considera-se que estas concepções equivocadas de ciência podem ter, repercussões na forma de ensinar temas mais polêmicos em biologia, como são os relacionados à biologia molecular. Em vista disso, argumenta-se que a formação inicial do professor de ciências deve contemplar uma formação em epistemologia e história da ciência, pois fornecerá os subsídios para torná- lo um profissional sintonizado com os desafios contemporâneos.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Scheid, N. M. J., Ferrari, N., & Delizoicov, D. (2016). CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA NUM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: IMAGENS QUE DIFICULTAM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 12(2), 157–181. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/470

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