ANÁLISE DO TEXTO DE UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ORIENTADA PELA TEORIA ATOR-REDE: UM ESTUDO SOBRE O TEMA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores/as

  • Francisco Ângelo Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG. CEP 31270-901
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto Rua Diogo de Vasconcelos, 122 – Pilar – Ouro Preto – MG. CEP 25400-000

Palabras clave:

Ciência e religião, teoria do ator-rede, Latour, diversidade

Resumen

Neste artigo apresentamos uma estratégia de análise do texto do livro didático fundamentadaem princípios da Teoriado Ator-Rede. Tal teoria procura compreender afirmações centrais sobre conhecimento, subjetividade, sociedade e natureza, como efeitos de uma interação em rede. Ao analisar as estratégias argumentativas empregadas pelos autores do texto analisado, verificamos que existe um processo de fortalecer a explicação científica que constroem uma concepção de ciência e que deixa as concepções religiosas isoladas. Nesse processo, os autores estabelecem uma rede que excluem a explicação religiosa do campo da racionalidade e interditam a racionalidade da religião. Nos questionamos se essa é a melhor atitude quando se pensa na diversidade presente na escola.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Coutinho, F. Ângelo, & Silva, F. A. R. e. (2014). ANÁLISE DO TEXTO DE UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ORIENTADA PELA TEORIA ATOR-REDE: UM ESTUDO SOBRE O TEMA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(3), 531–539. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/69