USO DE DESENHOS COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES AGRICULTORES SOBRE A RELAÇÃO INSETO-PLANTA E DIÁLOGO INTERCULTURAL

Autores/as

  • Jairo Robles-Piñeros Estudante de doutorado do Programa de Ensino, Filosofia e História das ciências. Universidade Federal da Bahia.
  • Geilsa Costa Santos Baptista Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação. http://orcid.org/0000-0002-8403-3066
  • Eraldo Medeiros Costa-Neto Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia LETNO

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p159

Palabras clave:

Desenhos, Didática da ecologia, Educação cientifica intercultural, Ensino da ecologia, Relações ecológicas

Resumen

Este artigo objetiva apresentar a importância do uso de desenhos com textos explicativos feitos por estudantes agricultores (linguagem não verbal associada à linguagem verbal) para o ensino sobre a relação inseto-planta baseado no diálogo intercultural a partir de um estudo que teve por finalidade identificar e analisar as concepções culturais de estudantes agricultores de uma escola pública do Município de Coração de Maria, estado da Bahia, Brasil, sobre as relações ecológicas inseto-planta. Foi direcionado um questionamento aos participantes sobre o que eles conheciam nos seus contextos agrícolas sobre a relação das plantas que cultivam e os insetos e, em seguida, lhes foram entregues folhas de papel tamanho A4 e lápis de cores variadas para que representassem seus conhecimentos acerca desta relação ecológica através de desenhos e textos explicativos, os quais foram posteriormente analisados a partir de categorizações e indução, dialogando com a literatura da área de Ensino de Ciências. Sobre esses desenhos com textos, buscou-se a representatividade cultural e o uso do conhecimento científico. Foram usadas as cinco categorias de entendimento conceitual propostas por Köse, contendo identificação de diferentes relações ecológicas. Os resultados indicam que os estudantes possuem conhecimentos acerca das relações inseto-planta que são culturalmente situados na localidade, sendo que alguns aproximam-se aos conhecimentos científicos. Conclui-se que o uso de desenhos com textos explicativos feitos pelos próprios estudantes serve como ferramenta para identificação das suas concepções prévias e análises sobre como poderão ser inseridas nos processos de ensino e aprendizagem da ecologia de maneira dialógica e intercultural.

Biografía del autor/a

Jairo Robles-Piñeros, Estudante de doutorado do Programa de Ensino, Filosofia e História das ciências. Universidade Federal da Bahia.

É Licenciado em Biologia da Universidade Pedagógica Nacional, Com ênfase nas áreas de ecologia e entomologia, reconhecido pela proposta de ferramentas didáticas para o ensino das ciências. Través da inovação didática se propor fornecer e enriquecer o processo do ensino das ciências. Possui graduação em Licenciatura em Biologia - Universidad Pedagogica Nacional (2012), com sua proposta do ensino da ecologia traveis dos quadrinhos e dos insetos como estrategia didatica para o ensino da ciência. É mestre em Ensino, Filosofia e Historia das ciências UFBA-UEFS (2016). É pesquisador e orientador do Grupo de Estudos em Ecología, Etología, Educaçáo e Conservação (GECOS) da Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia (UPTC), onde dirige y asesora projetos de pesquisa em a linha de Inventario e Caracterização de Flora, Fauna e ecosistemas andinos. Dentro da Sublinha de Entomología. É membro coordinador do grupo de pesquisa Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências UFBA-UEFS (GIEEC), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É Membro ativo do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST), Membro da Sociedade Colombiana de Etnobiologia (SCE) e da Sociedade Colombiana de Entomologia (SOCOLEN).

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saude Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Diretora, Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino das Ciências (GIEEC) UFBA/UEFS, Departamento de Educação Universidade Estadual de Feira de Santana

Eraldo Medeiros Costa-Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia LETNO

Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México, Instituto de Biologia (2005), onde trabalhou em etnoentomologia junto à Dra. Julieta Ramos-Elorduy. Professor Pleno lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde desde 1995 atua na disciplina Etnobiologia. Professor orientador nos seguintes programas de pós-graduação: Zoologia (UEFS), Zoologia (UESC) e Ecologia Humana (UNEB Campus VIII). 

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Publicado

2018-08-30

Cómo citar

Robles-Piñeros, J., Baptista, G. C. S., & Costa-Neto, E. M. (2018). USO DE DESENHOS COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES AGRICULTORES SOBRE A RELAÇÃO INSETO-PLANTA E DIÁLOGO INTERCULTURAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(2), 159–171. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p159