ONDAS SEMÂNTICAS E A DIMENSÃO EPISTÊMICA DO DISCURSO NA SALA DE AULA DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p62

Palabras clave:

Ondas semânticas, Relações pedagógicas, Dimensão epistêmica, Discurso de sala de aula, Ensino de Química

Resumen

Este artigo apresenta uma ferramenta analítica para o estudo da dimensão epistêmica no discurso de sala de aula de Química. Baseada no conceito de ondas semânticas derivado da Teoria de Legitimação dos Códigos e na noção das relações pedagógicas, a ferramenta analítica busca explorar as formas e a organização do conhecimento químico no discurso instrucional. No modelo de análise empregado na construção dos perfis semânticos incluímos os diferentes níveis do conhecimento químico e noções da linguística sistêmica em relação à contextualização/descontextualização no discurso acadêmico. A ferramenta desenvolvida foi empregada na análise ilustrativa de dois episódios de sala de aula de dois professores de Química em escolas do Ensino Médio. A análise revelou diferentes variações nos perfis semânticos entre os professores, cujos movimentos foram associados à presença das relações pedagógicas. A ferramenta demonstrou potencial para diferenciar as formas de conhecimento químico presentes no discurso de professores em sala de aula e a discussão dos resultados relaciona a variação e distribuição dessas formas com a segmentação e a construção do conhecimento científico.

Biografía del autor/a

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, MESTRE E BACHAREL EM QUÍMICA

Citas

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

dos Santos, B. F., & Mortimer, E. F. (2019). ONDAS SEMÂNTICAS E A DIMENSÃO EPISTÊMICA DO DISCURSO NA SALA DE AULA DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(1), 62–80. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p62

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