O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS INFLUÊNCIAS DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Escola de Especialistas de Aeronáutica – Guaratinguetá- SP Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências – UNESP – Bauru
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP Guaratinguetá - SP

Palabras clave:

séries iniciais, ensino de Ciências, identidade docente

Resumen

Este trabalho visa discutir a influência que particularidades ligadas à identidade docente exercem sobre a maneira pela qual professoras das séries iniciais do ensino fundamental dirigem atividades de conhecimento físico com seus alunos em suas aulas de ciências. Os resultados mostram que condicionantes inconscientes, próprios da história de cada professor, interferem decisivamente na maneira como os docentes adotam as inovações pedagógicas em suas aulas.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2016). O ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS INFLUÊNCIAS DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 9(1), 7–25. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/535