PROCESSO COMUNICATIVO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRINCÍPIOS ARGUMENTATIVOS DE PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p306

Palavras-chave:

Argumentação, Tratado da Argumentação, Possibilidades, Curso de Formação de Professores

Resumo

Embora muitos estudos sejam realizados sobre a argumentação em Educação em Ciências, ainda existem vários aspectos a serem explorados. Esta pesquisa objetiva analisar, com base nos princípios argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), os argumentos docentes elaborados a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo durante o Curso “FormAÇÃO de Professores na Perspectiva do Ensino Investigativo”, realizado na região Centro-Oeste paulista para 24 professores. Uma das questões a considerar no presente artigo é: como os qualificadores presentes na argumentação do professor formador e dos cursistas, por ocasião da resolução de problemas experimentais investigativos, permitem interlocuções na construção de processos comunicativos e categorias argumentativas? A metodologia de abordagem qualitativa, concebe técnicas argumentativas no processo comunicativo professor-alunos, apresentando-se como opção eficiente que visa potencializar um tratado argumentativo no ensino investigativo contextualizado na ação docente, realizado em ambiente não formal de ensino. A efetivação dessa análise intenciona discutir a importância do trabalho docente na perspectiva argumentativa, apresentando a complexa dinâmica que envolve processos de argumentação e que tem motivado o desenvolvimento de pesquisas, e suas expectativas na condução comunicativa no contexto educativo.

Biografia do Autor

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Odete Pacubi Baierl Teixeira, professora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor voluntário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, energia, leitura, multimídia e meio ambiente.

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2020-05-01

Como Citar

Malheiro, J. M. da S., & Teixeira, O. P. B. (2020). PROCESSO COMUNICATIVO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BASEADA NOS PRINCÍPIOS ARGUMENTATIVOS DE PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 306–328. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p306

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