COLABORAÇÕES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCPLINAR E CONTEXTUALIZADA SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO

Autores/as

  • Thais Benetti de Oliveira Universidade Estadual Paulista, campus Bauru- SP/Brasil.
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Departamento de Educação- Universidade Estadual Paulista, campus Bauru- SP/Brasil.

Palabras clave:

Ensino de Ciências Naturais, Ensino Médio, Interdisciplinaridade

Resumen

O presente trabalho é parte de uma dissertação de mestrado cuja proposta foi avaliar, sob a perspectiva de professores de diferentes áreas do conhecimento, uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada. Para o trabalho, recortamos as considerações de uma professora de Biologia que participou e desenvolveu atividades junto ao projeto. O termo interdisciplinaridade tem sido usado comumente para designar ações didáticas que buscam ultrapassar o ensino “tradicional”, em que os conteúdos são abarcados de forma estanque e descontextualizados da realidade dos alunos. No entanto, embora as pesquisas apontem para a necessidade de propostas interdisciplinares, não há devida articulação entre a interdisciplinaridade científica e aquela possível de ser praticada no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa buscou analisar, como essa professora de Biologia avaliou seus alunos por meio de uma tabela contendo dois domínios epistêmicos (de linguagem e seus valores e das habilidades cognitivas), identificando quais as habilidades selecionadas nas tabelas eram identificadas em cada aluno após as atividades propostas e quais as ferramentas utilizadas pela professora para elaborar as atividades de modo a fazê-las contextualizadas. A elaboração das atividades propostas pela professora demonstra a preocupação da mesma em trabalhar não só os conceitos científicos, mas em envolver os alunos no processo de formação desses conceitos, tentando propor atividades através das quais, os alunos enxerguem aplicabilidade e coerência, sendo participantes ativos dessa construção por meio da exposição de dúvidas, diálogos e então não sejam receptores passivos do conhecimento transposto através de uma relação unidirecional professor-aluno.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

de Oliveira, T. B., & Caldeira, A. M. de A. (2014). COLABORAÇÕES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTERDISCPLINAR E CONTEXTUALIZADA SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM TRABALHO COLETIVO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(3), 541–551. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/70