OS VALORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E INDICATIVOS PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ÉTICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p329Palavras-chave:
Valores, Axiologia, Ensino de Ciências, ENPEC, Abordagem Temática FreireanaResumo
A axiologia é uma vertente filosófica que discute a estrutura, características e teorias que envolvem os valores. Contemporaneamente, os estudos sobre os valores têm sido foco de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Na área da Educação em Ciências, por exemplo, as discussões sobre os valores têm permeado estudos que contemplam diversos aspectos, como a formação de professores, prática docente, currículo, ensino e aprendizagem, etc. Entretanto, não há um estudo que apresente sistematicamente a dimensão axiológica a partir do contexto do Ensino de Ciências. Nesse sentido, investigam-se quais são os valores discutidos nas pesquisas em Educação em Ciências e de que modo eles são abordados, considerando os trabalhos publicados nas atas dos últimos 20 anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Metodologicamente, identificaram-se os estudos que possuem o termo ‘valor’ e/ou ‘axiologia’, bem como a variação destes, formando o corpus que foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, em que destacam-se as categorias: Aspectos afetivos e emocionais; Educação Ambiental; Fatores Socioculturais; CTS e Questões Sociocientíficas; Formação de Professores; Prática pedagógica; História e Filosofia da Ciência. Dentre os resultados, observou-se que o valor social é o mais discutido nas pesquisas em Educação em Ciências, seguidos dos valores culturais e morais/éticos, importantes para o desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Entretanto, há indicativos da necessidade de fomentar práticas educativas que considerem outros valores, como os cognitivos, acadêmicos, econômicos, vitais, profissionais, políticos, ecológicos, que também são imprescindíveis para a formação cidadã, o convívio social e o desenvolvimento intelectual e do caráter. Nessa perspectiva, a Abordagem Temática Freireana apresenta os pressupostos políticos, pedagógicos e filosóficos que viabilizam uma prática educacional ético-crítica que considera os valores importantes para o processo de humanização dos educandos.Referências
Abbagnano, N. (1998). Dicionário de filosofia. (2a ed.) São Paulo, SP: Martins Fontes.
Abreu, M. A. F., Villaça, J. S., & Oliveira, R. R. (2005). O Ensino de Ciências a partir da realidade dos alunos: a corporeidade e sua representação na prática pedagógica. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p884.pdf
Abreu, R. G., & Lopes, A. C. (2007). A política cultural da comunidade disciplinar de Ensino de Química. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p975.pdf
Andrade, E. J. S. S., Pinto, Z. T., & Barbosa, J. V. (2005). Formação continuada em pediculose: quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p84.pdf
Andrade, M. A. S., & Almeida, R. O. (2017). O ensino de ciências a partir de uma questão Sociocientífica sobre agrotóxicos na perspectiva CTSA. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=agrot%F3xico
Antunes, F., & Salvi, R. F. (2009). A ciência e seus valores: uma investigação sobre concepções de alunos do Ensino Médio. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1339.pdf
Aranha, M. L. A. (2006). Filosofia da Educação. (3a ed.). São Paulo, SP: Moderna.
Araújo, L. B., & Muenchen, C. (2018). Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos: Algumas Potencialidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,11(1), 51-69. Recuperado de https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p51
Assunção, J. L. (2019). A Abordagem Temática Freireana na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Recuperado de http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201710064D.pdf
Auler, D. (2018). Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba, PR: Appris.
Azevedo, M. A. R. (2005). A produção de conhecimento via estratégias formativas: a importância da problematização na formação dos futuros professores de ciências. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p289.pdf
Baggio, A. T. (2015). Mulheres de saia na publicidade: regimes de interação e de sentido na construção e valoração de papéis sociais femininos. (Tese de doutorado). Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4685
Baracal, A, B. (2015). Em busca do objeto filosófico da Museologia / Patrimoniologia: alguma especulação. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de http://www.unirio.br/ppg-pmus/copy_of_anaildo_bernardo_baracal.pdf
Basso, N. R. S., Borges, R. M. R., Rocha Filho, J. B., & Cury, H. N. (2005). Debatendo ciência e realidade em uma proposta interdisciplinar. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p418.pdf
Batista, I. L., & Salvi, R. F. (2003). Ensino de Ciências e Novos Valores do Mundo Contemporâneo: Pós-Modernidade, Complexidade e Interdisciplinaridade. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL075.pdf
Bins Neto, R. C. B., & Lima, V. M. R. (2007). Concepções de alunos sobre ambiente e relação entre o ser humano e a natureza. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Birman, P. (1991). Relações de gênero, possessão e sexualidade. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 1 (2), 37-57. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/physis/v1n2/03.pdf
Boava, D. L. T. (2012). Filosofia do Marketing. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/409/1/TESE%20Filosofia%20do%20Marketing.pdf
Bonotto, D. M. B. (2007). Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação em valores na Formação Inicial de Professores de Ciências: Vislumbrando o processo de aprendizagem docente nas propostas de ensino do futuro professor. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Bonotto, D. M. B., & Semprebone, A. S. (2010). Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de Ciências Naturais. Ciência & Educação (Bauru), 16(1), 131-148. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008
Borges, D. A. (2016). A oposição da Igreja Católica à ordem jurídica republicana: o pensamento teológico-político de D. Adauto Aurélio de Miranda Henriques. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, SP.
Bonzanini, T. K., Ribeiro, I. C., & Rodrigues, C. S. (2011). Ações formativas em Educação Ambiental, análise de um trabalho na rede municipal de ensino. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0389-1.html
Cabral, B., & Bazzo, W. A. (2005). A compreensão de CT e valores de professores da área tecnológica: barreiras e caminhos para uma consciência crítica. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p718.pdf
Calegaro, C. B. S., & Pizzato, M. C. (2017). Os créditos de carbono e suas relações com o consumo como questão Sociocientífica no Ensino de Ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Pizzato
Camargo, T., & Souza, D. O. (2017). A educação integral como possibilitadora da cultura de paz e de uma ética universal. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=paz
Cardoso, I. B. F., & Falcão, E. B. M. (2007). As representações sociais de natureza em dois momentos da Formação Profissional de biólogos. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1447-2.html
Carvalho, F. A., & Rodrigues, A. C. A. (2005). Passagens híbridas... significados culturais e biológicos partilhados na literatura. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p710.pdf
Casottil, E., Nespoli, G., & Ribeiro, V. M. B. (2007). Mudança no ensino de graduação em odontologia na perspectiva do pró-saúde. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Cezare, P. S. L., Caires Junior, F. P., & Andrade, M. A. B. S. (2015). Produção acadêmica recente sobre epistemologia na revista Investigações em Ensino de Ciências. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=cezare
Conrado, D. M., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2017). Uma análise de arcabouços teóricos sobre questões Sociocientíficas no ensino de ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=arcabou%E7os
Cordeiro, M. D. (2016). Ciência e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168030
Cordeiro, M. D., & Ferreira, L. M. (2017). Uma análise filosófica da equivocada descoberta dos transurânicos. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=filos%F3fica+da+equivocada
Costa, C. M., Viana, C. C., Santos, M. T., Raposo, E. O., Abreu, J. B., & Freitas, N. M. S. (2015). Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Poder: Leituras imagéticas dos usos e abusos da energia nuclear. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=imag%E9ticas
Costa, N. F., Costa, M. G., & Costa, P. N. (2017). Considerações Habermasianas acerca da Educação e do Ensino Ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Habermasianas
Cribb, S. L. S. P., & Cribb, A. Y. (2007). Educação Ambiental no contexto da educação para o campo: Um saber necessário. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Dalri, J. (2010). A dimensão axiológica do perfil conceitual. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/item/001839582
Dalri, J., & Mattos, C. R. (2007). Relações entre motivação, valor e perfil conceitual: um exemplo. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
Demartini, G. R., & Silva, A. F. G. (2013). Abordagem Temática na sistematização curricular para o Ensino de Ciências: gravidez na adolescência em uma escola estadual do município de Sorocaba-SP. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1039-1.pdf
Diniz, M., & Tomazello, M. G. C. (2005). Crenças e concepções de alunos do Ensino Médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf
Dussel, E. (1980). La pedagógica latinoamericana. Bogotá, Colômbia: Nueva América.
Dussel, E. (2002). Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Dussel. E. (2013). Ethics of liberation: in the age of globalization and exclusion. Londres, Inglaterra: Duke University Press.
Dussel, E. (2014). 14 tesis de ética: el fundamento esencial del pensamiento crítico. Madri, Espanha: Editorial Trotta.
Farias, M. E. (2011). Desenvolvimento Sustentável: trabalhando atitudes e valores na sala de aula. In Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/p38.htm
Flores, M. H., & Borges, R. M. R. (2005). Investigando motivos que levam jovens a recusar drogas: subsídios para prevenir a drogatização na escola. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p531.pdf
Fonseca, K. N. (2017). Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Recuperado de http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201511566D.pdf
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Frenedozo, R. C., Ribeiro, J. C., & Costa, C. P. (2007). Atividades de campo no Ensino de Ciências: Uma abordagem de Educação Ambiental no Ensino Fundamental na cidade de Bertioga, Estado de São Paulo. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Frondizi, R. (1958). ¿Qué son los valores? Introducción a la axiología. Cidade do México, México: Fundo de cultura económica.
Furlan, A. (2015). Concepção de um currículo crítico: a ética como referência praxiológica. Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6939
Herculano, B.S., & Amaral, E. M. R. (2019). Identificando Compromissos Epistemológicos, Ontológicos e Axiológicos em Falas de Licenciandos Quando Discutem uma Questão Sociocientífica. Química Nova na Escola, 41(1), 41-54. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/08-CP-60-18_ENEQ.pdf
Hermann, N. (2002). Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Hessen, J. (1974). Filosofia dos valores. Coimbra, Portugal: Armênio Amado.
Klein, T. A. S. (2003). Sexualidade, adolescência e escola: uma abordagem interdisciplinar. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL162.pdf
Klein, T. A. S., Oliveira, V. L. B., Pegoraro, O. M. E., & Cupelli, R. L. (2005). Oficinas pedagógicas: uma proposta para a formação continuada de professores de biologia. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p618.pdf
Lambach, M. (2013). Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122825
Leite, L. B. M., & Oliveira, C. B. E. (2015). Atividades Lúdicas no Ensino de Biologia para Alunos que Cumprem Medida Socioeducativa de Internação. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Atividades+L%FAdicas
Lourenço, S. S., & Mendonça, V. M. (2018). A fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos. Filosofia e Educação, 10(3), 530-547. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653268
Lucas, L. B. (2014). Axiologia Relacional Pedagógica e a formação inicial de professores de Biologia. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
Lucas, L. B., & Batista, I. L. (2009). Contribuições axiológicas à compreensão de uma teoria biológica: Valores cognitivos e a seleção natural de Darwin. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1026.pdf
Lucas, L. B., & Passos, M. M. (2015). Filosofia dos valores: uma compreensão histórico-epistemológica da ciência axiológica. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), 20(3), 123-160. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3200
Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2013). Axiologia e o processo de formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, 18(3), 645-665. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/118/82
Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2016). A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 499-520. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4475/2963
Marcial, E. C. (2013). Aspectos fundamentais da inteligência competitiva e a Ciência da Informação. Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Michels, L. B., & Volpato, G. (2011). Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Revista Digital do Paideia, 3(1), 122-134. Recuperado de https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635473
Milli, J. C. L., Almeida, E. S., & Gehlen, S. T. (2018). A Rede Temática e o Ciclo Temático na Busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis,11(1), 71-100. Recuperado de https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71
Miranda, E. M., Modena, C, M., & Schall, T. V. (2005). Educação Ambiental: conceitos e ações de idosos do grupo renascer em São José de Almeida, Jaboticatuba, MG. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p605.pdf
Miranda, P. N., Klein, T. A. S., & Mucciato, M. (2005). Horta escolar: uma experiência de Educação Ambiental na Barra do Superagui, PR. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p585.pdf
Moraes, M. C., & Alves, J. M. (2013). Sustentabilidade e subjetividade na formação continuada de professores de ciências e matemática. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0745-1.pdf
Moraes, M. C., & Alves, J. M. (2015). A dimensão ética da responsabilidade de professores envolvidos com o tema sustentabilidade. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=A+dimens%E3o+%E9tica+da+responsabilidade
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. (2a ed.) Ijuí, RG: UNIJUÍ.
Morita, E. M., Gouw, A. M. P. S., Franzolin. F., Yoshitake, A. M. A. F., & Fejes, M. (2007). As contribuições de um projeto de gestão ambiental para a mudança de atitudes dos alunos. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Moura, W. C. (2011). Axiologia e Educação (Física): Discursos de professores e alunos em tempos de relativismo. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56807/2/Moura%20W.pdf
Muller, V. L., Farias, M. E., & Araujo, D. (2005). Educação Ambiental e Formação de Professores: Reflexão sobre a coleta seletiva do lixo escolar. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p878.pdf
Nunes, P. S., Silva, P. R., Cavassam, O., & Caldeira, A. M. A. (2011). Educação Sexual: As relações entre conhecimentos, valores e práticas sociais de prevenção da disseminação do vírus HIV. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0867-1.html
Oliveira, L. B., & Kawasaki, C. S. (2005). As concepções de biodiversidade nos professores de biologia. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p309.pdf
Oliveira, M. F. A., & Luz, M. (2007). Investigando os saberes dos alunos e construindo conhecimentos sobre os valores calóricos dos nutrientes a partir de uma atividade lúdica e interativa. In: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Ortega, J. L. N. A., Rodrigues, A. M., & Mattos, C. R. (2013). Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1681-1.pdf
Passos, M. M., Nardi, R., & Arruda, S. M. (2007). A pesquisa sobre a Formação Inicial de professores no Brasil em revistas da área de Educação Matemática. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Patrício, M. (1993). Lições de axiologia educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.
Pedro, A. P. (2014). Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion, 55(130), 483-498. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2014000200002
Perron, J. (1987). Bases e aplicações dos valores em psicologia e educação. Porto Alegre, RS: Sagra.
Piccinini, C. L., & Martins, I. (2001). A educação em Ciências na perspectiva sociocultural. In: Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/p3.htm
Pinheiro, T. F., & Pietrocola, M. (2003). Relação entre sentimento de realidade e dimensão afetiva em estudantes do Ensino Médio. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL157.pdf
Pizzinato, L. A. R., & Andrade, A. M. (2015). Formação inicial de professores em Ciências e territórios epistêmicos. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=territ%F3rios+epist%EAmicos
Polizelle, M. A. L., & Carvalho, L. M. O. (2007). Entre os parâmetros curriculares nacionais e a sala de aula de física: A perspectiva de uma professora. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html
Praxedes, C. L. P. (2002). Sociossemiótica do discurso burocrático universitário: o caso da UERJ. (Tese de doutorado em Linguística). Instituto de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Raicik, A. C., & Angotti, J. A. P. (2019). A escolha teórica em controvérsias científicas: valores e seus juízos à luz das concepções Kuhnianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 12(1), 331-349. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n1p331/4003
Ranche, P. M., & Talamoni, J. L. B. (2005). Reflexões sobre a sustentabilidade e a educação ambiental. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p357.pdf
Razera, J. C. C. (2011). O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação para
a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102060
Razera, J. C. C., & Nardi, R. (2006). Ética no ensino de ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança nas discussões de assuntos controvertidos. Investigações em Ensino de Ciências (Online), 11(1), 53-66.Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/502/302
Rodrigues, A. M., Gurgel, I., & Pietrocola, M. (2005). Analisando novas propostas de ensino através da didática francesa. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p698.pdf
Rosa, K. S., & Barcelos, N. N S. (2005). Trabalho em grupo: concepções práticas e contribuições no curso de ciências biológicas. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p827.pdf
Saheb, D., & Luz, A. A. (2005). A Educação Ambiental e a Pedagogia de Projetos. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p408.pdf
Salvi, R. F., & Batista, I. L. (2007). A análise dos valores na Filosofia da Ciência e na Educação Científica. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1077.pdf
Salvi, R. F., & Batista, I. L. (2009). Uma análise axiológica na perspectiva da Educação Científica: Aproximação dos valores cognitivos com a Formação Docente. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1354.pdf
Sanches, L. A. M. U. (2014). Geodireto e a Geografia de Estado no Brasil. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Santos, F. M. T. (1997). Afeto, emoção e motivação: uma nova agenda para a pesquisa em ensino de Ciências. In Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ienpec/ienpec.html
Santos, J. V. A., Rosa, M. D., Hoffmann, M. B., Hentz, H. M., & Leyser, V. (2013). Concepções sobre ciência e ética científica entre alunos e egressos de um curso de Ciências Biológicas. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0954-1.pdf
Santos, M. J. (2014). A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire e de Hans Georg Gadamer e implicações na cultura escolar brasileira. Cadernos do PET Filosofia, 5(10), 01-11.Recuperdo de http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pet/article/view/3271
Santos, N. N., & Santos, J. M. (2005). O Ensino de Ciências através do cinema. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p501.pdf
Santos, R. A. (2016). Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513
Santos, R. A., & Auler, D. (2017). Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: Sinalizações de Práticas Educativas CTS. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=auler
Scarinci, A. L., Silva, D. N., Siqueira, M., Barrelo Junior, N., & Pacca, J. L. A. (2007). “Choradeira” nos cursos de formação – tornando-a operacional. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p565.pdf
Schneider, E. M., Carvalho, G. S., & Corazza, M. J. (2017). Concepções de estudantes do ensino superior acerca da eugenia. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=eugenia
Senna, L. M., & Bonotto, D. M. B. (2009). Educação Ambiental e o trabalho com valores no Ensino de Ciências: um estudo de caso. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/943.pdf
Silva, A. F. G. (2004). A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.
Silva, A. L. A. (2012). Retribuição e história: para uma crítica do sistema penitenciário. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10638/1/TESE%20UFPE.pdf
Silva, B. A., & Grynszpan, D. (2015). Educação Ambiental e Conservação Biosociocultural: um estudo sobre percepções do ambiente em uma comunidade pomerana no Espírito Santo, Brasil. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Conserva%E7%E3o+Biosociocultural
Silva, E. L., Fiorindo, L. C., & Silveira, M. P. (2007). Estudo das concepções de alunos do Ensino Médio sobre óleo, gordura e gordura trans. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p346.pdf
Silva, M. C. A. S., & Silva, F. W. O. (2005). A ética no uso da internet em educação. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p36.pdf
Silva, N. F. N., Sales, A. N., & Bastos, S. N. D. (2017). Feminilidades e masculinidades: uma análise a partir de filmes infantis. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Feminilidades+e+masculinidades
Silva, K. M. A. E., & Santos, W. L. P. (2015). Natureza epistêmica das Questões Sociocientíficas: uma análise a partir do pensamento complexo. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Natureza+epist%EAmica
Silva, P. F. (2003). Percepções dos alunos de ensino médio sobre questões bioéticas. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://files.bioeticacederj.webnode.com/200000051-11d7312ce3/ORAL142.pdf
Silva, P. R., Araújo, E. S. N., Carvalho, G. S., & Caldeira, A. M. A. C. (2011). Concepções de futuros professores de biologia brasileiros e portugueses sobre valores éticos da ciência. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0903-1.pdf
Silva, R. C. M., Llaverna, M. C., & Santos, W. L. P. (2011). Argumentação em questões sociocientíficas: Comparação entre estudantes brasileiros e espanhóis. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0570-1.pdf
Silveira, F. P. R. A. (2005). Fundamentos teóricos subjacentes às práticas pedagógicas: subsídios para o ensino de ciências. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p424.pdf
Sobiecziak, S. (2017). A influência da religião na ciência: reflexões acerca da natureza da ciência em mapas-múndi medievais. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=religi%E3o+na+ci%EAncia
Sousa, R. G., & Alencar, J. R. S. (2007). Avaliando uma proposta de ensino através de temas sociais e prática CTS: o motor à combustão. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/search0.html
Souza, L. S., & Carvalho, A. M. P. (2005). Ensino de Ciências e Formação da autonomia moral. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p326.pdf
Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/171696
Tato, A. L., & Lima, M. C. B. (2007). Material de equacionamento tátil para portadores de deficiência visual. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p955.pdf
Thinen, A. C., & Silva, R. L. F. (2015). Vídeo Socioambiental no Ensino de Ciências: Possibilidades e Limites. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=V%EDdeo+Socioambiental
Tischner, A. B., Bueno, C. O., & Carniatto, I. (2005). Rio Pacuri como recurso de Educação Ambiental para a recuperação do ambiente ripário. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p644.pdf
Torlai, S., & Lambach, M. (2017). A revolução industrial e a influência do valor do controle da natureza no desenvolvimento da termodinâmica. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=revolu%E7%E3o+industrial
Torres, J., Gehlen, S. T., Muenchen, C., Gonçalves, F. P., Lindemann, R. H., & Gonçalves, F. J. F. (2008). Ressignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(2), 1-13. Recuperado de http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_resignificacaocurricular.artigocompleto.pdf
Trevisan, I., & Alves, J. M. (2013). Compreensão de sentidos subjetivos em aulas de campo que motivam a aprendizagem de ciências. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1129-1.pdf
Vale, W. K. M., Souza, S. R., & Firme, R. N. (2015). Investigando questões sociocientíficas na temática combustíveis fósseis e alternativos: em quais contextos são discutidas as relações CTS? In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Investigando+quest%F5es+sociocient%EDficas
Van Dal, P. C., Sornberger, N. A., Lorencinni Junior, A., & Colman, D. A. L. (2017). Valores e reflexões na prática docente sobre o conteúdo de reprodução humana e educação sexual. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Valores+e+reflex%F5es
Veraszto, E. V., Silva, D., Miranda, N, A., Camargo, E. P., Simon, F. O., & Cunha, A. M. (2007). Projeto Teckids: Levando a Educação Tecnológica para o Ensino Fundamental. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p324.pdf
VIeira, L., Ramírez, S.& Wainmaier, C. (2007). Evaluaciones em cursos universitários de química: Qué competências se promueven? In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/322916179_Evaluaciones_en_cursos_universitarios_de_Quimica_que_competencias_se_promueven
Zompero, A. F., Arruda, S. M., & Garcia, M. F. L. (2005). Estudo comparativo sobre concepções de ciência e cientista entre alunos do Ensino Fundamental. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p183.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.