OS VALORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E INDICATIVOS PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ÉTICO-CRÍTICA

Autores

  • Jefferson da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Simoni Tormohlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p329

Palavras-chave:

Valores, Axiologia, Ensino de Ciências, ENPEC, Abordagem Temática Freireana

Resumo

A axiologia é uma vertente filosófica que discute a estrutura, características e teorias que envolvem os valores. Contemporaneamente, os estudos sobre os valores têm sido foco de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Na área da Educação em Ciências, por exemplo, as discussões sobre os valores têm permeado estudos que contemplam diversos aspectos, como a formação de professores, prática docente, currículo, ensino e aprendizagem, etc. Entretanto, não há um estudo que apresente sistematicamente a dimensão axiológica a partir do contexto do Ensino de Ciências. Nesse sentido, investigam-se quais são os valores discutidos nas pesquisas em Educação em Ciências e de que modo eles são abordados, considerando os trabalhos publicados nas atas dos últimos 20 anos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Metodologicamente, identificaram-se os estudos que possuem o termo ‘valor’ e/ou ‘axiologia’, bem como a variação destes, formando o corpus que foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, em que destacam-se as categorias: Aspectos afetivos e emocionais; Educação Ambiental; Fatores Socioculturais; CTS e Questões Sociocientíficas; Formação de Professores; Prática pedagógica; História e Filosofia da Ciência. Dentre os resultados, observou-se que o valor social é o mais discutido nas pesquisas em Educação em Ciências, seguidos dos valores culturais e morais/éticos, importantes para o desenvolvimento da consciência crítica dos educandos. Entretanto, há indicativos da necessidade de fomentar práticas educativas que considerem outros valores, como os cognitivos, acadêmicos, econômicos, vitais, profissionais, políticos, ecológicos, que também são imprescindíveis para a formação cidadã, o convívio social e o desenvolvimento intelectual e do caráter. Nessa perspectiva, a Abordagem Temática Freireana apresenta os pressupostos políticos, pedagógicos e filosóficos que viabilizam uma prática educacional ético-crítica que considera os valores importantes para o processo de humanização dos educandos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UESC). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências - GEATEC. Possui experiência na área do ensino de filosofia para educação básica. Tem interesse nas seguintes subáreas: Estética, Ética, Axiologia, Ensino de Ciências e Filosofia da Educação.

Simoni Tormohlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire, Situação de Estudo. Coordenada o Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), composto por alunos de graduação em Físcia Licenciatura, alunos do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) da área de Biologia, Química e Pedagogia, e professores da rede estadual de Ilhéus. Tem atuado na formação inicial e continuada de professores de Ciências, em especial, no desenvolvimento de processos formativos de professores em parceria com escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação em diversos municípios da região da Costa do Cacau, sul da Bahia. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no período de 2015-2017.

Referências

Abbagnano, N. (1998). Dicionário de filosofia. (2a ed.) São Paulo, SP: Martins Fontes.

Abreu, M. A. F., Villaça, J. S., & Oliveira, R. R. (2005). O Ensino de Ciências a partir da realidade dos alunos: a corporeidade e sua representação na prática pedagógica. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p884.pdf

Abreu, R. G., & Lopes, A. C. (2007). A política cultural da comunidade disciplinar de Ensino de Química. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p975.pdf

Andrade, E. J. S. S., Pinto, Z. T., & Barbosa, J. V. (2005). Formação continuada em pediculose: quando o piolho invade a aula e o professor afasta o aluno. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p84.pdf

Andrade, M. A. S., & Almeida, R. O. (2017). O ensino de ciências a partir de uma questão Sociocientífica sobre agrotóxicos na perspectiva CTSA. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=agrot%F3xico

Antunes, F., & Salvi, R. F. (2009). A ciência e seus valores: uma investigação sobre concepções de alunos do Ensino Médio. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1339.pdf

Aranha, M. L. A. (2006). Filosofia da Educação. (3a ed.). São Paulo, SP: Moderna.

Araújo, L. B., & Muenchen, C. (2018). Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos: Algumas Potencialidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,11(1), 51-69. Recuperado de https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p51

Assunção, J. L. (2019). A Abordagem Temática Freireana na elaboração de um Projeto Político-Pedagógico. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Recuperado de http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201710064D.pdf

Auler, D. (2018). Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba, PR: Appris.

Azevedo, M. A. R. (2005). A produção de conhecimento via estratégias formativas: a importância da problematização na formação dos futuros professores de ciências. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p289.pdf

Baggio, A. T. (2015). Mulheres de saia na publicidade: regimes de interação e de sentido na construção e valoração de papéis sociais femininos. (Tese de doutorado). Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4685

Baracal, A, B. (2015). Em busca do objeto filosófico da Museologia / Patrimoniologia: alguma especulação. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de http://www.unirio.br/ppg-pmus/copy_of_anaildo_bernardo_baracal.pdf

Basso, N. R. S., Borges, R. M. R., Rocha Filho, J. B., & Cury, H. N. (2005). Debatendo ciência e realidade em uma proposta interdisciplinar. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p418.pdf

Batista, I. L., & Salvi, R. F. (2003). Ensino de Ciências e Novos Valores do Mundo Contemporâneo: Pós-Modernidade, Complexidade e Interdisciplinaridade. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL075.pdf

Bins Neto, R. C. B., & Lima, V. M. R. (2007). Concepções de alunos sobre ambiente e relação entre o ser humano e a natureza. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Birman, P. (1991). Relações de gênero, possessão e sexualidade. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 1 (2), 37-57. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/physis/v1n2/03.pdf

Boava, D. L. T. (2012). Filosofia do Marketing. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/409/1/TESE%20Filosofia%20do%20Marketing.pdf

Bonotto, D. M. B. (2007). Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação em valores na Formação Inicial de Professores de Ciências: Vislumbrando o processo de aprendizagem docente nas propostas de ensino do futuro professor. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Bonotto, D. M. B., & Semprebone, A. S. (2010). Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de Ciências Naturais. Ciência & Educação (Bauru), 16(1), 131-148. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100008

Borges, D. A. (2016). A oposição da Igreja Católica à ordem jurídica republicana: o pensamento teológico-político de D. Adauto Aurélio de Miranda Henriques. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, SP.

Bonzanini, T. K., Ribeiro, I. C., & Rodrigues, C. S. (2011). Ações formativas em Educação Ambiental, análise de um trabalho na rede municipal de ensino. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0389-1.html

Cabral, B., & Bazzo, W. A. (2005). A compreensão de CT e valores de professores da área tecnológica: barreiras e caminhos para uma consciência crítica. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p718.pdf

Calegaro, C. B. S., & Pizzato, M. C. (2017). Os créditos de carbono e suas relações com o consumo como questão Sociocientífica no Ensino de Ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Pizzato

Camargo, T., & Souza, D. O. (2017). A educação integral como possibilitadora da cultura de paz e de uma ética universal. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=paz

Cardoso, I. B. F., & Falcão, E. B. M. (2007). As representações sociais de natureza em dois momentos da Formação Profissional de biólogos. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1447-2.html

Carvalho, F. A., & Rodrigues, A. C. A. (2005). Passagens híbridas... significados culturais e biológicos partilhados na literatura. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p710.pdf

Casottil, E., Nespoli, G., & Ribeiro, V. M. B. (2007). Mudança no ensino de graduação em odontologia na perspectiva do pró-saúde. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Cezare, P. S. L., Caires Junior, F. P., & Andrade, M. A. B. S. (2015). Produção acadêmica recente sobre epistemologia na revista Investigações em Ensino de Ciências. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=cezare

Conrado, D. M., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2017). Uma análise de arcabouços teóricos sobre questões Sociocientíficas no ensino de ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=arcabou%E7os

Cordeiro, M. D. (2016). Ciência e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168030

Cordeiro, M. D., & Ferreira, L. M. (2017). Uma análise filosófica da equivocada descoberta dos transurânicos. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=filos%F3fica+da+equivocada

Costa, C. M., Viana, C. C., Santos, M. T., Raposo, E. O., Abreu, J. B., & Freitas, N. M. S. (2015). Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Poder: Leituras imagéticas dos usos e abusos da energia nuclear. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=imag%E9ticas

Costa, N. F., Costa, M. G., & Costa, P. N. (2017). Considerações Habermasianas acerca da Educação e do Ensino Ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Habermasianas

Cribb, S. L. S. P., & Cribb, A. Y. (2007). Educação Ambiental no contexto da educação para o campo: Um saber necessário. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Dalri, J. (2010). A dimensão axiológica do perfil conceitual. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://repositorio.usp.br/item/001839582

Dalri, J., & Mattos, C. R. (2007). Relações entre motivação, valor e perfil conceitual: um exemplo. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

Demartini, G. R., & Silva, A. F. G. (2013). Abordagem Temática na sistematização curricular para o Ensino de Ciências: gravidez na adolescência em uma escola estadual do município de Sorocaba-SP. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1039-1.pdf

Diniz, M., & Tomazello, M. G. C. (2005). Crenças e concepções de alunos do Ensino Médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf

Dussel, E. (1980). La pedagógica latinoamericana. Bogotá, Colômbia: Nueva América.

Dussel, E. (2002). Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Dussel. E. (2013). Ethics of liberation: in the age of globalization and exclusion. Londres, Inglaterra: Duke University Press.

Dussel, E. (2014). 14 tesis de ética: el fundamento esencial del pensamiento crítico. Madri, Espanha: Editorial Trotta.

Farias, M. E. (2011). Desenvolvimento Sustentável: trabalhando atitudes e valores na sala de aula. In Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/p38.htm

Flores, M. H., & Borges, R. M. R. (2005). Investigando motivos que levam jovens a recusar drogas: subsídios para prevenir a drogatização na escola. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p531.pdf

Fonseca, K. N. (2017). Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Recuperado de http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201511566D.pdf

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Frenedozo, R. C., Ribeiro, J. C., & Costa, C. P. (2007). Atividades de campo no Ensino de Ciências: Uma abordagem de Educação Ambiental no Ensino Fundamental na cidade de Bertioga, Estado de São Paulo. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Frondizi, R. (1958). ¿Qué son los valores? Introducción a la axiología. Cidade do México, México: Fundo de cultura económica.

Furlan, A. (2015). Concepção de um currículo crítico: a ética como referência praxiológica. Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6939

Herculano, B.S., & Amaral, E. M. R. (2019). Identificando Compromissos Epistemológicos, Ontológicos e Axiológicos em Falas de Licenciandos Quando Discutem uma Questão Sociocientífica. Química Nova na Escola, 41(1), 41-54. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/08-CP-60-18_ENEQ.pdf

Hermann, N. (2002). Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Hessen, J. (1974). Filosofia dos valores. Coimbra, Portugal: Armênio Amado.

Klein, T. A. S. (2003). Sexualidade, adolescência e escola: uma abordagem interdisciplinar. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL162.pdf

Klein, T. A. S., Oliveira, V. L. B., Pegoraro, O. M. E., & Cupelli, R. L. (2005). Oficinas pedagógicas: uma proposta para a formação continuada de professores de biologia. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p618.pdf

Lambach, M. (2013). Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122825

Leite, L. B. M., & Oliveira, C. B. E. (2015). Atividades Lúdicas no Ensino de Biologia para Alunos que Cumprem Medida Socioeducativa de Internação. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Atividades+L%FAdicas

Lourenço, S. S., & Mendonça, V. M. (2018). A fenomenologia existencial em Paulo Freire: possíveis diálogos. Filosofia e Educação, 10(3), 530-547. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653268

Lucas, L. B. (2014). Axiologia Relacional Pedagógica e a formação inicial de professores de Biologia. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Lucas, L. B., & Batista, I. L. (2009). Contribuições axiológicas à compreensão de uma teoria biológica: Valores cognitivos e a seleção natural de Darwin. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1026.pdf

Lucas, L. B., & Passos, M. M. (2015). Filosofia dos valores: uma compreensão histórico-epistemológica da ciência axiológica. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), 20(3), 123-160. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3200

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2013). Axiologia e o processo de formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, 18(3), 645-665. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/118/82

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. M. (2016). A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 499-520. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4475/2963

Marcial, E. C. (2013). Aspectos fundamentais da inteligência competitiva e a Ciência da Informação. Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Michels, L. B., & Volpato, G. (2011). Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Revista Digital do Paideia, 3(1), 122-134. Recuperado de https://doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635473

Milli, J. C. L., Almeida, E. S., & Gehlen, S. T. (2018). A Rede Temática e o Ciclo Temático na Busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis,11(1), 71-100. Recuperado de https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71

Miranda, E. M., Modena, C, M., & Schall, T. V. (2005). Educação Ambiental: conceitos e ações de idosos do grupo renascer em São José de Almeida, Jaboticatuba, MG. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p605.pdf

Miranda, P. N., Klein, T. A. S., & Mucciato, M. (2005). Horta escolar: uma experiência de Educação Ambiental na Barra do Superagui, PR. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p585.pdf

Moraes, M. C., & Alves, J. M. (2013). Sustentabilidade e subjetividade na formação continuada de professores de ciências e matemática. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0745-1.pdf

Moraes, M. C., & Alves, J. M. (2015). A dimensão ética da responsabilidade de professores envolvidos com o tema sustentabilidade. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=A+dimens%E3o+%E9tica+da+responsabilidade

Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. (2a ed.) Ijuí, RG: UNIJUÍ.

Morita, E. M., Gouw, A. M. P. S., Franzolin. F., Yoshitake, A. M. A. F., & Fejes, M. (2007). As contribuições de um projeto de gestão ambiental para a mudança de atitudes dos alunos. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Moura, W. C. (2011). Axiologia e Educação (Física): Discursos de professores e alunos em tempos de relativismo. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56807/2/Moura%20W.pdf

Muller, V. L., Farias, M. E., & Araujo, D. (2005). Educação Ambiental e Formação de Professores: Reflexão sobre a coleta seletiva do lixo escolar. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p878.pdf

Nunes, P. S., Silva, P. R., Cavassam, O., & Caldeira, A. M. A. (2011). Educação Sexual: As relações entre conhecimentos, valores e práticas sociais de prevenção da disseminação do vírus HIV. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0867-1.html

Oliveira, L. B., & Kawasaki, C. S. (2005). As concepções de biodiversidade nos professores de biologia. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p309.pdf

Oliveira, M. F. A., & Luz, M. (2007). Investigando os saberes dos alunos e construindo conhecimentos sobre os valores calóricos dos nutrientes a partir de uma atividade lúdica e interativa. In: Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Ortega, J. L. N. A., Rodrigues, A. M., & Mattos, C. R. (2013). Revisitando os projetos de ensino de física: uma perspectiva linguística, histórica e sociológica. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1681-1.pdf

Passos, M. M., Nardi, R., & Arruda, S. M. (2007). A pesquisa sobre a Formação Inicial de professores no Brasil em revistas da área de Educação Matemática. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Patrício, M. (1993). Lições de axiologia educacional. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta.

Pedro, A. P. (2014). Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion, 55(130), 483-498. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2014000200002

Perron, J. (1987). Bases e aplicações dos valores em psicologia e educação. Porto Alegre, RS: Sagra.

Piccinini, C. L., & Martins, I. (2001). A educação em Ciências na perspectiva sociocultural. In: Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/p3.htm

Pinheiro, T. F., & Pietrocola, M. (2003). Relação entre sentimento de realidade e dimensão afetiva em estudantes do Ensino Médio. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL157.pdf

Pizzinato, L. A. R., & Andrade, A. M. (2015). Formação inicial de professores em Ciências e territórios epistêmicos. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=territ%F3rios+epist%EAmicos

Polizelle, M. A. L., & Carvalho, L. M. O. (2007). Entre os parâmetros curriculares nacionais e a sala de aula de física: A perspectiva de uma professora. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/autores0.html

Praxedes, C. L. P. (2002). Sociossemiótica do discurso burocrático universitário: o caso da UERJ. (Tese de doutorado em Linguística). Instituto de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Raicik, A. C., & Angotti, J. A. P. (2019). A escolha teórica em controvérsias científicas: valores e seus juízos à luz das concepções Kuhnianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 12(1), 331-349. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n1p331/4003

Ranche, P. M., & Talamoni, J. L. B. (2005). Reflexões sobre a sustentabilidade e a educação ambiental. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p357.pdf

Razera, J. C. C. (2011). O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação para

a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102060

Razera, J. C. C., & Nardi, R. (2006). Ética no ensino de ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança nas discussões de assuntos controvertidos. Investigações em Ensino de Ciências (Online), 11(1), 53-66.Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/502/302

Rodrigues, A. M., Gurgel, I., & Pietrocola, M. (2005). Analisando novas propostas de ensino através da didática francesa. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p698.pdf

Rosa, K. S., & Barcelos, N. N S. (2005). Trabalho em grupo: concepções práticas e contribuições no curso de ciências biológicas. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p827.pdf

Saheb, D., & Luz, A. A. (2005). A Educação Ambiental e a Pedagogia de Projetos. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p408.pdf

Salvi, R. F., & Batista, I. L. (2007). A análise dos valores na Filosofia da Ciência e na Educação Científica. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1077.pdf

Salvi, R. F., & Batista, I. L. (2009). Uma análise axiológica na perspectiva da Educação Científica: Aproximação dos valores cognitivos com a Formação Docente. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1354.pdf

Sanches, L. A. M. U. (2014). Geodireto e a Geografia de Estado no Brasil. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Santos, F. M. T. (1997). Afeto, emoção e motivação: uma nova agenda para a pesquisa em ensino de Ciências. In Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ienpec/ienpec.html

Santos, J. V. A., Rosa, M. D., Hoffmann, M. B., Hentz, H. M., & Leyser, V. (2013). Concepções sobre ciência e ética científica entre alunos e egressos de um curso de Ciências Biológicas. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0954-1.pdf

Santos, M. J. (2014). A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire e de Hans Georg Gadamer e implicações na cultura escolar brasileira. Cadernos do PET Filosofia, 5(10), 01-11.Recuperdo de http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pet/article/view/3271

Santos, N. N., & Santos, J. M. (2005). O Ensino de Ciências através do cinema. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p501.pdf

Santos, R. A. (2016). Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513

Santos, R. A., & Auler, D. (2017). Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: Sinalizações de Práticas Educativas CTS. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=auler

Scarinci, A. L., Silva, D. N., Siqueira, M., Barrelo Junior, N., & Pacca, J. L. A. (2007). “Choradeira” nos cursos de formação – tornando-a operacional. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p565.pdf

Schneider, E. M., Carvalho, G. S., & Corazza, M. J. (2017). Concepções de estudantes do ensino superior acerca da eugenia. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=eugenia

Senna, L. M., & Bonotto, D. M. B. (2009). Educação Ambiental e o trabalho com valores no Ensino de Ciências: um estudo de caso. In Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/943.pdf

Silva, A. F. G. (2004). A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

Silva, A. L. A. (2012). Retribuição e história: para uma crítica do sistema penitenciário. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10638/1/TESE%20UFPE.pdf

Silva, B. A., & Grynszpan, D. (2015). Educação Ambiental e Conservação Biosociocultural: um estudo sobre percepções do ambiente em uma comunidade pomerana no Espírito Santo, Brasil. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Conserva%E7%E3o+Biosociocultural

Silva, E. L., Fiorindo, L. C., & Silveira, M. P. (2007). Estudo das concepções de alunos do Ensino Médio sobre óleo, gordura e gordura trans. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p346.pdf

Silva, M. C. A. S., & Silva, F. W. O. (2005). A ética no uso da internet em educação. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p36.pdf

Silva, N. F. N., Sales, A. N., & Bastos, S. N. D. (2017). Feminilidades e masculinidades: uma análise a partir de filmes infantis. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Feminilidades+e+masculinidades

Silva, K. M. A. E., & Santos, W. L. P. (2015). Natureza epistêmica das Questões Sociocientíficas: uma análise a partir do pensamento complexo. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Natureza+epist%EAmica

Silva, P. F. (2003). Percepções dos alunos de ensino médio sobre questões bioéticas. In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://files.bioeticacederj.webnode.com/200000051-11d7312ce3/ORAL142.pdf

Silva, P. R., Araújo, E. S. N., Carvalho, G. S., & Caldeira, A. M. A. C. (2011). Concepções de futuros professores de biologia brasileiros e portugueses sobre valores éticos da ciência. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0903-1.pdf

Silva, R. C. M., Llaverna, M. C., & Santos, W. L. P. (2011). Argumentação em questões sociocientíficas: Comparação entre estudantes brasileiros e espanhóis. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0570-1.pdf

Silveira, F. P. R. A. (2005). Fundamentos teóricos subjacentes às práticas pedagógicas: subsídios para o ensino de ciências. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p424.pdf

Sobiecziak, S. (2017). A influência da religião na ciência: reflexões acerca da natureza da ciência em mapas-múndi medievais. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=religi%E3o+na+ci%EAncia

Sousa, R. G., & Alencar, J. R. S. (2007). Avaliando uma proposta de ensino através de temas sociais e prática CTS: o motor à combustão. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/search0.html

Souza, L. S., & Carvalho, A. M. P. (2005). Ensino de Ciências e Formação da autonomia moral. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p326.pdf

Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/171696

Tato, A. L., & Lima, M. C. B. (2007). Material de equacionamento tátil para portadores de deficiência visual. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p955.pdf

Thinen, A. C., & Silva, R. L. F. (2015). Vídeo Socioambiental no Ensino de Ciências: Possibilidades e Limites. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=V%EDdeo+Socioambiental

Tischner, A. B., Bueno, C. O., & Carniatto, I. (2005). Rio Pacuri como recurso de Educação Ambiental para a recuperação do ambiente ripário. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p644.pdf

Torlai, S., & Lambach, M. (2017). A revolução industrial e a influência do valor do controle da natureza no desenvolvimento da termodinâmica. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=revolu%E7%E3o+industrial

Torres, J., Gehlen, S. T., Muenchen, C., Gonçalves, F. P., Lindemann, R. H., & Gonçalves, F. J. F. (2008). Ressignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(2), 1-13. Recuperado de http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_resignificacaocurricular.artigocompleto.pdf

Trevisan, I., & Alves, J. M. (2013). Compreensão de sentidos subjetivos em aulas de campo que motivam a aprendizagem de ciências. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1129-1.pdf

Vale, W. K. M., Souza, S. R., & Firme, R. N. (2015). Investigando questões sociocientíficas na temática combustíveis fósseis e alternativos: em quais contextos são discutidas as relações CTS? In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=Investigando+quest%F5es+sociocient%EDficas

Van Dal, P. C., Sornberger, N. A., Lorencinni Junior, A., & Colman, D. A. L. (2017). Valores e reflexões na prática docente sobre o conteúdo de reprodução humana e educação sexual. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=Valores+e+reflex%F5es

Veraszto, E. V., Silva, D., Miranda, N, A., Camargo, E. P., Simon, F. O., & Cunha, A. M. (2007). Projeto Teckids: Levando a Educação Tecnológica para o Ensino Fundamental. In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p324.pdf

VIeira, L., Ramírez, S.& Wainmaier, C. (2007). Evaluaciones em cursos universitários de química: Qué competências se promueven? In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/322916179_Evaluaciones_en_cursos_universitarios_de_Quimica_que_competencias_se_promueven

Zompero, A. F., Arruda, S. M., & Garcia, M. F. L. (2005). Estudo comparativo sobre concepções de ciência e cientista entre alunos do Ensino Fundamental. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p183.pdf

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Santos, J. da S., & Gehlen, S. T. (2020). OS VALORES NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E INDICATIVOS PARA UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ÉTICO-CRÍTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 329–357. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p329

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)