SITUAÇÕES-LIMITE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: DA PERCEPÇÃO DA REALIDADE À DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Roger Magalhães da Silva Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães - CELEM Rua Sálvio Rosa de Assis, s/n, Pau Brasil – BA, 45890-000, Brasil
  • Ana Paula Solino Universidade de São Paulo/Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária – São Paulo/SP, 05508-040, Brasil
  • Polliane Santos de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina/PPGECT Campus Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis/SC, 88040-900, Brasil
  • Kamila Nunes Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz/PPGEC BR-415, Rodovia Ilhéus- Itabuna, Km-16 Salobrinho, Ilhéus/BA, 45662-000, Brasil
  • Edcleide da Silva Pereira Novais Colégio Municipal Duque de Caxias Rua Antônio Carlos Magalhães, s/n, Iguaí/BA, 45280-000, Brasil
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz/PPGEC BR-415, Rodovia Ilhéus- Itabuna, Km-16 Salobrinho, Ilhéus/BA, 45662-000, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p127

Palavras-chave:

Situações-limite, Obstáculos Gnosiológicos, Abordagem Temática Freireana, Formação de Professores, Ensino de Ciências.

Resumo

Algumas pesquisas na área de educação em ciências têm discutido aspectos relacionados a situações-limite, que na perspectiva freireana são entendidas como situações de injustiça social vivenciadas por sujeitos que as compreendem de maneira acrítica e fatalista. Considerando a importância de analisar situações-limite de professores no contexto da abordagem de Temas Geradores, este estudo investiga a manifestação de situações-limite de professores de ciências do Ensino Fundamental II, do município de Pau Brasil/BA, durante um processo formativo, pautado em adaptações da Investigação Temática, para obter o Tema Gerador “O perigo do Rio Água Preta em Pau Brasil-BA” e planejar atividades didático-pedagógicas para a disciplina de ciências. As situações-limite dos professores foram analisadas via Análise Textual Discursiva e organizadas em categorias analíticas estabelecidas à priori, quais sejam: situações-limite acerca da percepção da realidade, por meio da qual buscou-se a compreensão dos professores sobre problemas sociais locais, e situações-limite numa dimensão pedagógica, na qual utilizou-se os obstáculos gnosiológicos, estruturados por Alves e Silva (2015), para analisar as situações-limite que professores apresentaram sobre aspectos que perpassam o processo educativo. Dentre os resultados, sinaliza-se que o processo de Investigação Temática possibilitou a problematização das compreensões dos professores acerca da realidade e da própria prática pedagógica, o que contribuiu para a superação de algumas situações-limite desses profissionais. Nessa perspectiva, considera-se que é possível estreitar a relação universidade-escola, na promoção de processos formativos delineados especificamente para potencializar a superação das situações-limite apresentadas por professores.

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Publicado

2016-12-18

Como Citar

Silva, R. M. da, Solino, A. P., Sousa, P. S. de, Fonseca, K. N., Novais, E. da S. P., & Gehlen, S. T. (2016). SITUAÇÕES-LIMITE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA FREIREANA: DA PERCEPÇÃO DA REALIDADE À DIMENSÃO PEDAGÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(3), 127–151. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p127

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