A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA INVESTIGAÇÃO DO TEMA GERADOR: POR ONDE E COMO COMEÇAR?

Autores

  • Júlio César Lemos Milli Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/PPGEC Rodovia Jorge Amado, BR-415, km 16, Salobrinho – Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Ana Paula Solino Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/PPGEC Rodovia Jorge Amado, BR-415, km 16, Salobrinho – Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Simoni Tormohlen Gehlen Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/PPGEC Rodovia Jorge Amado, BR-415, km 16, Salobrinho – Ilhéus, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p200

Palavras-chave:

Levantamento Preliminar, Ensino de Ciências, Perspectiva Freireana, Investigação Temática, Formação de Professores, Análise Textual Discursiva

Resumo

Algumas pesquisas em Educação em Ciências têm relacionado a Análise Textual Discursiva (ATD) às etapas do processo de Investigação Temática para obtenção e desenvolvimento de Temas Geradores.  Porém, ainda é preciso analisar de forma sistemática contribuições da ATD no contexto de cada etapa do processo de Investigação Temática. Para tal, investigam-se relações teórico-metodológicas entre a ATD e o Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática – em razão da complexidade desta etapa na obtenção de informações da comunidade investigada. Nesse estudo, tais relações deram origem à categoria “Análise Preliminar da Realidade”, a qual foi estruturada em quatro subcategorias: a) a delimitação do corpus vivo; b) a cisão da realidade; c) as relações entre as problemáticas sociais; d) a emergência das possíveis situações-limite. Essas subcategorias serviram de aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento e análise do Levantamento Preliminar realizado no município de Santa Luzia/BA, durante um processo formativo de educadores de ciências. Assim, aponta-se para a contribuição dessas relações, configuradas como “parâmetros analíticos”, para auxiliar investigadores na identificação de situações-limite desde o início da investigação de um Tema Gerador. No contexto da Educação em Ciências, esses parâmetros podem contribuir para a reconfiguração curricular, uma vez que as ações desenvolvidas na primeira etapa da investigação implicam diretamente nas etapas subsequentes. Com isso, tais parâmetros trazem à tona a realidade dos sujeitos de forma mais evidente, de modo que os conteúdos programáticos a serem trabalhados em sala de aula terão um real sentido e significado para os educandos.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Lemos Milli, J. C., Solino, A. P., & Gehlen, S. T. (2018). A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA INVESTIGAÇÃO DO TEMA GERADOR: POR ONDE E COMO COMEÇAR?. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 200–229. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p200

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