A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA INVESTIGAÇÃO DO TEMA GERADOR: POR ONDE E COMO COMEÇAR?
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p200Palabras clave:
Levantamento Preliminar, Ensino de Ciências, Perspectiva Freireana, Investigação Temática, Formação de Professores, Análise Textual DiscursivaResumen
Algumas pesquisas em Educação em Ciências têm relacionado a Análise Textual Discursiva (ATD) às etapas do processo de Investigação Temática para obtenção e desenvolvimento de Temas Geradores. Porém, ainda é preciso analisar de forma sistemática contribuições da ATD no contexto de cada etapa do processo de Investigação Temática. Para tal, investigam-se relações teórico-metodológicas entre a ATD e o Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática – em razão da complexidade desta etapa na obtenção de informações da comunidade investigada. Nesse estudo, tais relações deram origem à categoria “Análise Preliminar da Realidade”, a qual foi estruturada em quatro subcategorias: a) a delimitação do corpus vivo; b) a cisão da realidade; c) as relações entre as problemáticas sociais; d) a emergência das possíveis situações-limite. Essas subcategorias serviram de aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento e análise do Levantamento Preliminar realizado no município de Santa Luzia/BA, durante um processo formativo de educadores de ciências. Assim, aponta-se para a contribuição dessas relações, configuradas como “parâmetros analíticos”, para auxiliar investigadores na identificação de situações-limite desde o início da investigação de um Tema Gerador. No contexto da Educação em Ciências, esses parâmetros podem contribuir para a reconfiguração curricular, uma vez que as ações desenvolvidas na primeira etapa da investigação implicam diretamente nas etapas subsequentes. Com isso, tais parâmetros trazem à tona a realidade dos sujeitos de forma mais evidente, de modo que os conteúdos programáticos a serem trabalhados em sala de aula terão um real sentido e significado para os educandos.Citas
Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, Brasília, 21(45), 275-296. Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16728/11874
Brasil (1994). Interdisciplinaridade no Município de São Paulo. Série Inovações Educacionais. Brasília: INEP/MEC.
Centa, F. G., & Muenchen, C. (2016). O Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 263-291. DOI:10.5007/1982-5153.2016v9n1p263
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos (4a ed.). São Paulo: Cortez.
Delizoicov, D. (1991). Conhecimento, tensões e transições. (Tese de Doutorado, USP), São Paulo. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/75757/82794.pdf
Delizoicov, D. (1982). Concepção Problematizadora do Ensino de Ciências na Educação Formal. (Dissertação de Mestrado, USP), São Paulo.
Fonseca, K. N. (2017). Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. (Dissertação de Mestrado, UESC), Ilhéus. Recuperado de sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/download/79/85
Fonseca, K. N. Silva, E. N., Neres, C. A., Barbosa, L. S. Milli, J. C. L., Gehlen, S. T. (2015). Tema Gerador em Pesquisas em Educação em Ciências. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2025-1.PDF
Furlan, A. B. S., Ricci, E. C., Gomes, C. G. S., & Silva, A. F. G. (2011). Abordagem Temática no Currículo de Ciências: a perspectiva ético-crítica na concepção de lixo como condição humana. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, SP. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0412-1.pdf
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17a ed.) Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gehlen, S. T. (2009). A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92543
Halmenschlager, K. R. (2014). Abordagem de temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação docente. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppge/files/2010/11/Tese_KarineHalmenschlager.pdf
Lambach, M. (2013). Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122825
Lindemann, R. H. (2010). Ensino de Química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94552
Magalhães, R. S. (2015). Abordagem Temática Freireana na formação de professores de ciências sob a ótica da Teoria da Atividade. (Dissertação de Mestrado, UESB), Jequié. Recuperado de http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2017/03/Roger_Magalhaes_2015.pdf
Magalhães, R. S., Solino, A. P., Sousa, P. S., Fonseca, K. N., Novais, E. S. P., Gehlen, S. T. (2016). Situações-limite na Formação de Professores de ciências na perspectiva freireana: da percepção da realidade à dimensão pedagógica. Investigações em Ensino de Ciências, 21(3), 127-151. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/671/447
Milli, J. C. L. (2016). Análise Textual Discursiva: um caminho na investigação do Tema Gerador para o Ensino de Ciências/Física. (Trabalho de conclusão de curso, UESC), Ilhéus.
Milli, J. C. L. & Gehlen, S. T. (2017). A definição do Corpus no Levantamento Preliminar: potencialidades para o Ensino de Ciências. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, SC. Recuperado de www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1256-1.pdf
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação. 9(2), 191-210. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. (2a ed.) Ijuí: UNIJUÍ.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2006). Análise Textual Discursiva: processo de reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação. 12(1), 117-128. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf
Montalvão Neto, A. L., & Torres, J. R. (2014). Perspectiva de Ensino Crítico em Ciências: uma experiência docente a partir da Abordagem Temática Freireana. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), (7), 122-134. Recuperado de http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0963-1.pdf
Muenchen, C., & Delizoicov, D. (2012). A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio. 14(3), 199-215. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00199.pdf
Pernambuco, M. M. (1983). Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade: uma experiência no Rio Grande do Norte. Natal: UFRN, Brasília: CAPES/MEC/SPEC.
Pontuschka, N. (1993). Ousadia no diálogo - Interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Edições Loyola.
Porlán, R. & Martín, J. (1997). El diario del profesor: un recurso para la investigación la aula. Sevilla: Díada.
Rehder, S. O. (Ed.). (2008) Guia Costa do Cacau. Porto Seguro, BA: Porto card.
Roso, C. C., & Auler, D. (2016). A Participação na Construção do Currículo: Práticas Educativas vinculadas ao Movimento CTS. Ciências & Educação, Bauru, 22(2), 371-389. DOI:10.1590/1516-731320160020007
São Paulo. (1990). Secretaria Municipal de Educação. Estudo preliminar da realidade local: resgatando o cotidiano. In Cadernos de Formação 2. Série: Ação pedagógica na escola pela via da interdisciplinaridade. São Paulo: DOT/SME-SP.
Silva, A. F. G. (2004). A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. (Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), São Paulo. Recuperado de http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/quintana/tese_gouvea.pdf
Silva, D. C. (2003). Jacarandá – vida e morte de um povoado. In Teixeira, M. G. (Org.) O imaginário das grutas (pp. 29-46). Ilhéus: Editus.
Severino, A. J. (2007). Filosofia (2a ed.). São Paulo: Cortez.
Solino, A. P. B. (2017). Potenciais Problemas Significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. (Tese de Doutorado, USP), São Paulo. Recuperado de www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14072017-171353/pt-br.php
Sousa, R. S., Galiazzi, M. C., & Schmidt, E. B. (2016). Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da Análise Textual Discursiva: a compreensão em pesquisas na Educação em Ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo – SP, 4(6), 311-333. Recuperado de http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39/44
Sousa, P. S., Solino, A. P., Figueiredo, P. S., & Gehlen, S. T. (2014). Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 7(2), 155-177. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222
Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de Ciências. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171696
Torres, J. R., Gehlen, S. T., Muenchen, C., Gonçalves, F.P, Lindemann, R. H., & Gonçalves, F.J. F. (2008). Ressignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, 8(2). Recuperado de http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_resignificacaocurricular.artigocompleto.pdf
Torres, J. R. (2010). Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana. (Tese de Doutorado, UFSC), Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93568
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.