EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

  • Matheus Vitor Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Pitágoras Unopar http://orcid.org/0000-0001-5061-1887
  • Virgínia Iara de Andrade Maistro Universidade Estadual de Londrina
  • Andréia de Freitas Zômpero Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Pitágoras Unopar

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p282

Palabras clave:

Educação para a sexualidade, Ensino, Formação inicial docente, Matriz Curricular, Ciências Biológicas

Resumen

A temática da sexualidade tem recebido nos últimos anos grande atenção por parte da sociedade, em virtude de seu viés político, social, religioso, de prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos. Apesar disto, é comum ainda encontrarmos muitas resistências na inclusão da temática nas escolas e nas universidades. Um dos problemas comuns é a falta de preparo docente para o trabalho com tais assuntos, seja por motivos pessoais, falta de conhecimentos ou medo de serem perseguidos. Em virtude da necessidade do preparo de professores para o trabalho com os temas da Educação para a Sexualidade nas escolas, a resolução MEC nº 2, de 1º de julho de 2015, prevê a inclusão de tais temáticas nos currículos dos cursos de licenciatura das instituições de ensino; junto a ela, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013b) também fazem menção para inclusão dos temas na formação docente. Em virtude disso, esta pesquisa teve por objeto de estudo as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da rede pública estadual do Paraná, a fim de identificar se os conteúdos da Educação para a Sexualidade, previstos nas diretrizes que norteiam o curso, estão sendo incluídos e, dentre eles, quais estão sendo priorizados por essas instituições. Com o auxílio da metodologia da Análise de Conteúdo, constatou-se que as temáticas voltadas para os estudos da sexualidade estão sendo incluídas na formação dos licenciandos em Ciências Biológicas destas instituições, porém, de forma heterogênea, entre assuntos voltados aos estudos biológicos e sociais, em representatividades desproporcionais, quando comparadas entre si. Por fim, com esta pesquisa pode-se observar que as instituições de ensino analisadas ainda apresentam uma certa resistência quanto à inclusão das temáticas da sexualidade em seus currículos, e, quando isto ocorre, os assuntos direcionados à área biológica ganham maior destaque, quando comparados a outros temas ligados ao afetivo ou social.

Biografía del autor/a

Matheus Vitor, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Pitágoras Unopar

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Norte do Paraná (2016). Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2018). Atualmente atua na área de ensino superior, com ênfases em análises e gestão de dados. Integrante do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem na Educação Científica da Universidade Pitágoras Unopar.

Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Princesa Isabel (1981), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Atualmente é professor estatutário da Universidade Estadual de Londrina , atuando principalmente nos seguintes temas: educação sexual, educação, sexualidade, formação de professores e escola. 

Andréia de Freitas Zômpero, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Pitágoras Unopar

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração , especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004). , doutorando em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012), pós doutorado na mesma instituição realizado parcialmente na Universidade do Minho- Portugal (2018), e atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem de ciências, ensino por investigação, educação para saúde. Docente da pós graduação Stricto Sensu, mestrado em Ensino de Linguagens e tecnologias na UNOPAR.

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

Vitor, M., Maistro, V. I. de A., & Zômpero, A. de F. (2020). EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 25(1), 282–305. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p282

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