INSTRUMENTO ANALÍTICO PARA AVALIAR HABILIDADES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200Palavras-chave:
Ensino por investigação, Instrumento, Procedimentos em ciênciasResumo
Neste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.Referências
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