INSTRUMENTO ANALÍTICO PARA AVALIAR HABILIDADES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Andréia de Freitas Zômpero Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú UEL
  • Maria Teresa Vilaça

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Instrumento, Procedimentos em ciências

Resumo

Neste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.

Biografia do Autor

Andréia de Freitas Zômpero, Universidade Estadual de Londrina

Pós doutora em Ensino de Ciências. Docnete do Curso de Ciências Biológicas da UEL. Docnete do Mestrado em Ensino de Linguagens e Tecnologias da UNOPAR.

Carlos Eduardo Laburú, UEL

Doutor em Educação.Docente do departamento de Física da UEl e do programa de pós graduação em Ensino de Ci~encias e Educação Matemática da UEL.

Maria Teresa Vilaça

Doutora em Educação. Docente da Universidade do Minho Portugal.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Zômpero, A. de F., Laburú, C. E., & Vilaça, M. T. (2019). INSTRUMENTO ANALÍTICO PARA AVALIAR HABILIDADES COGNITIVAS DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 200–211. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200

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