A CIRCULAÇÃO INTER E INTRACOLETIVA DE CONHECIMENTO ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NA DOCÊNCIA DE FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Palabras clave:
experimentação, desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química, docência na educação superior, ensino de QuímicaResumen
Investigou-se como o desenvolvimento profissional e a docência de formadores de professores de Química podem contribuir para a aprendizagem acerca da experimentação no ensino de Ciências/Química. Para tanto, procurou-se analisar o processo de apropriação do discurso em torno da “experimentação no ensino” de formadores de professores de Química atuantes em componentes curriculares de conteúdo específico e as propostas de professores de componentes curriculares integradoras da licenciatura em Química para a abordagem das atividades experimentais, na qualidade de um conteúdo próprio da formação inicial de professores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores que lecionam em componentes curriculares de conteúdo específico e cinco professores de componentes curriculares integradoras. A interpretação das informações qualitativas se fundamentou principalmente na epistemologia de Ludwik Fleck, de modo especial na exploração da categoria circulação inter e intracoletiva. Os resultados corroboram com o argumento de que a aprendizagem acerca das atividades experimentais no ensino de Química pode ser mediada pela circulação inter e intracoletiva de conhecimentos acerca do assunto em questão e que tal circulação ocorre por meio de uma pluralidade de espaços e metodologias tanto no desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química quanto na formação inicial dos futuros professores desta Ciência na educação básica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.