ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESTAQUE

Autores/as

  • Cristiane Andretta Francisco Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Química Rodovia Washington Luís, Km 235, 13.565-905, São Carlos, SP
  • Daniela Marques Alexandrino Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos Avenida Trabalhador São-carlense, 400, 13560-970, São Carlos, SP
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos Avenida Trabalhador São-carlense, 400, 13560-970, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p21

Palabras clave:

Ensino de Química, Produção Acadêmica Brasileira, Estado da Arte

Resumen

A produção e difusão do conhecimento científico sobre o Ensino de Química tem sido alvo de constante atenção de pesquisadores no âmbito nacional e internacional. Neste estudo foram analisadas 152 dissertações e duas teses de doutorado defendidas sobre a temática nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (área 46 da CAPES), entre 2000 e 2008. Os documentos foram investigados em sua integralidade com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica, instituição e Programa de Pós-Graduação de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados apontam fortemente para a consolidação da área de pesquisa em Ensino de Química no país com a verificação do aumento da produção no período investigado. No conjunto dos trabalhos predomina a produção da USP (32,50%), seguida da PUC/RS (9,70%), UnB (8,40%) e UFRPE (8,40%), embora existam também dissertações defendidas em todas as regiões geográficas brasileiras. Em contraponto, na maioria delas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, são poucos os pesquisadores que atuam com vigor e regularidade na área, sugerindo a necessidade de nucleação de novos grupos de investigação. Os níveis de escolaridade privilegiados nos trabalhos foram o Ensino Médio (74,68%) e Ensino Superior (22,08%), ao passo que os temas mais pesquisados foram Conteúdo-Método (27,27%), Características do Professor (14,93%) e Formação de Professores (14,29%). Surpreendentemente, os temas Divulgação Científica e Educação Especial, relacionados a questões que integram a pauta de importantes debates educacionais na atualidade, foram escassamente abordados.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Francisco, C. A., Alexandrino, D. M., & Queiroz, S. L. (2015). ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESTAQUE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 20(3), 21–60. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p21