ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p21Palabras clave:
Ensino de Química, Produção Acadêmica Brasileira, Estado da ArteResumen
A produção e difusão do conhecimento científico sobre o Ensino de Química tem sido alvo de constante atenção de pesquisadores no âmbito nacional e internacional. Neste estudo foram analisadas 152 dissertações e duas teses de doutorado defendidas sobre a temática nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (área 46 da CAPES), entre 2000 e 2008. Os documentos foram investigados em sua integralidade com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica, instituição e Programa de Pós-Graduação de origem; nível de escolaridade e foco temático. Os resultados apontam fortemente para a consolidação da área de pesquisa em Ensino de Química no país com a verificação do aumento da produção no período investigado. No conjunto dos trabalhos predomina a produção da USP (32,50%), seguida da PUC/RS (9,70%), UnB (8,40%) e UFRPE (8,40%), embora existam também dissertações defendidas em todas as regiões geográficas brasileiras. Em contraponto, na maioria delas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, são poucos os pesquisadores que atuam com vigor e regularidade na área, sugerindo a necessidade de nucleação de novos grupos de investigação. Os níveis de escolaridade privilegiados nos trabalhos foram o Ensino Médio (74,68%) e Ensino Superior (22,08%), ao passo que os temas mais pesquisados foram Conteúdo-Método (27,27%), Características do Professor (14,93%) e Formação de Professores (14,29%). Surpreendentemente, os temas Divulgação Científica e Educação Especial, relacionados a questões que integram a pauta de importantes debates educacionais na atualidade, foram escassamente abordados.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.