O PAPEL DO FORMADOR NO PROCESSO REFLEXIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP
  • Alberto Villani Instituto de Física (USP), São Paulo, SP.

Palabras clave:

, professor reflexivo, formação docente, subjetividade

Resumen

Este trabalho pretende discutir as práticas e os discursos de uma formadora de professores de ciências experiente e bem-sucedida na formação inicial e continuada. Nossa hipótese é a de que, além dos conhecimentos e das técnicas, é na relação intersubjetiva construída entre a formadora e o grupo de professores que se encontram os elementos que irão sustentar o processo de formação docente. Considerando as singularidades da formadora no modo de conceber e enfrentar a sua tarefa educativa, procuramos ressaltar a importância de seu papel, sobretudo na condução de um processo que pretende formar o professor reflexivo em sua prática cotidiana. Nossa análise utilizou alguns elementos do referencial teórico da psicanálise em S. Freud e J. Lacan, que nos têm revelado sua potencialidade na exploração de aspectos de natureza subjetiva dos fenômenos da educação.

Publicado

2016-08-13

Cómo citar

Altarugio, M. H., & Villani, A. (2016). O PAPEL DO FORMADOR NO PROCESSO REFLEXIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(2), 385–401. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/301

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