A RELAÇÃO COM O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE FÍSICA E O FRACASSO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Alves Barros Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Gusmão Kanbach Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

física, ensino médio, aulas experimentais, relação com o saber

Resumen

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das idéias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Laburú, C. E., Barros, M. A., & Kanbach, B. G. (2016). A RELAÇÃO COM O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE FÍSICA E O FRACASSO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 12(3), 305–320. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/462

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