CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS EM TEXTOS DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Fábio Peres Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Alberto Marques Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina.

Palabras clave:

atividades experimentais, formação docente, periódico educacional, ensino de Química

Resumen

Investigamos as características dos discursos sobre propostas de experimentos divulgados na seção “Experimentação no Ensino de Química”, da revista Química Nova na Escola. A partir de uma abordagem pedagógica e epistemológica, a análise dos dados teve como meta problematizar a experimentação na formação docente e repensar as características metodológicas das atividades experimentais no ensino de Química. Destacam-se os seguintes aspectos: a relação entre atividade experimental e motivação; a necessidade de refletir acerca da natureza epistemológica da experimentação no ensino; a importância de um contexto dialógico para a aprendizagem; as condições materiais para o desenvolvimento de atividades experimentais; as características dos conteúdos ensinados por meio dos experimentos.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Gonçalves, F. P., & Marques, C. A. (2016). CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS EM TEXTOS DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 11(2), 219–238. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/494

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