UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Escola de Especialistas de Aeronáutica Guaratinguetá - SP
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP

Palabras clave:

interação dialógica, ensino de Física, argumentação

Resumen

A busca para tentar um entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso do professor e seu impacto na condução de atividades no contexto de sala de aula. Este trabalho discute os resultados de uma atividade de conhecimento físico desenvolvida com três diferentes turmas das séries inicias de três diferentes escolas do Ensino Fundamental. Dirigimos nosso foco de análise para a maneira como as professoras organizaram suas falas par a dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferiram na construção argumentativa de seus alunos. Os resultados mostraram que a fala do professor que mescla diferentes recursos discursivos acaba contribuindo mais significativamente para o processo de construção de argumentos por parte dos alunos.

Publicado

2016-11-13

Cómo citar

Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2016). UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 9(3), 243–263. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/528