Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 25 Núm. 3 (2020): Dezembro de 2020
Vol. 25 Núm. 3 (2020): Dezembro de 2020
Publicado:
2020-12-26
ADULTERAÇÃO DO LEITE: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA VIVENCIADA POR UM GRUPO DE ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE
Carla Patricia Araújo Florentino, Pedro Miranda Junior
01-21
PDF (Portugués)
CONOCIMIENTOS PREVIOS SOBRE TRANSMISIÓN Y PREVENCIÓN DE ENFERMEDADES EN COMUNIDADES INDÍGENAS.
Fernando Jose Tapia Luzardo, Raulimar Chiquinquirá Villasmil Araujo, Reyna Moronta Piñera, Yanice María Romero Carrasquero, Eidi Parra, Ricardo Atencio Tello, Ángela Bracho
22-40
PDF
INTERAÇÕES DO PÚBLICO ESCOLAR EM DOIS DIFERENTES TIPOS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS
Ebráilon Masetto, Russel Teresinha Dutra da Rosa
41-69
PDF (Portugués)
UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS EVOLUTIVOS COMO CONTRAPONTO A MANIFESTAÇÕES XENOFÓBICAS
Felipe André Silva, Antônio Fernando Gouvêa da Silva, Fernando Faria Franco
70-85
PDF (Portugués)
AÇÕES DISCENTES E A RELAÇÃO COM O SABER EM AULAS DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA
Marily Aparecida Benicio, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
86-107
PDF (Portugués)
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: AS REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO DE ACORDO COM OS MODELOS MENTAIS
Ângela Malvina Durand, Isabel Krey Garcia
108-144
PDF (Portugués)
APRENDIZAJE BASADO EN PROYECTOS COMO ESTRATEGIA PARA APRENDER SOBRE ELECTRICIDAD: ESTUDIO DE CASO EN UNA ESCUELA RURAL COLOMBIANA
Christian Fernney Giraldo Macías, Jesús Ángel Meneses Villagrá, María Concesa Caballero Sahelices
145-161
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CTS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA: A NECESSÁRIA SUPERAÇÃO DA CONTRADIÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Rodrigo da Luz, Eliane dos Santos Almeida, Rosiléia Oliveira de Almeida
162-189
PDF (Portugués)
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Elio Carlos Ricardo
190-208
PDF (Portugués)
A PRODUÇÃO DISCURSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO USO DO DISCURSO DIRETO
Marcelo Giordan, Guilherme da Silva Lima
209-231
PDF (Portugués)
DESENVOLVIMENTO DE UM EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR
Robson Kleemann, Vitor José Petry
232-251
PDF (Portugués)
EVOLUCIÓN DE LAS CONCEPCIONES DOCENTES SOBRE LAS ACTIVIDADES PRÁCTICAS DE LABORATORIO A PARTIR DE UNA FORMACIÓN DE POSGRADO REFLEXIVA
Nancy Edith Fernandez-Marchesi, Emilio Costillo-Borrego
252-269
PDF
REVISITANDO TRAJETÓRIAS DOCENTES: UMA SINERGIA ENTRE CONTEXTOS E DISPOSIÇÕES
Alberto Villani, Elisabeth Barolli, Wilson Elmer Nascimento
270-299
PDF (Portugués)
Reconocimiento epistemológico del profesor de ciencias naturales: un estudio desde la metacognición
Eduardo Méndez Méndez, Yannett Arteaga Quevedo
300-322
PDF
INVESTIGANDO PROCESSOS DE RETOMADA DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA POR INTERMÉDIO DO JOGO PERFÍSICA
Maria Eduarda Silva da Gama Afonso, Marta Maximo-Pereira
323-343
PDF (Portugués)
CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA FOSFOETANOLAMINA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Célia dos Santos Moreira, Vanessa Daiana Pedrancini
344-360
PDF (Portugués)
PAULO FREIRE EM ARTIGOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS [1996-2018]: UMA ANÁLISE DE CITAÇÕES
Alaércio Moura Peixoto de Jesus, Júlio César Castilho Razera
361-378
PDF (Portugués)
CONTENIDOS BOTÁNICOS EN LOS LIBROS DE TEXTO Y POSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZACIÓN EN EL DIÁLOGO INTERCULTURAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS
Alondra Alejandra Flores-Silva, Geilsa Costa Santos Baptista, Ramón Cuevas-Guzmán, Miguel Olvera-Vargas, Ramón Mariaca-Méndez
379-396
PDF
DIDÁTICA PROFISSIONAL (DP) E A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (DCeM): UMA PERSPECTIVA DE COMPLEMENTARIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DO PROFESSOR
Francisco Régis Vieira Alves
397-432
PDF (Portugués)
NFLUÊNCIAS DE CONHECIMENTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA NO PLANEJAMENTO DE AULAS RELACIONADAS À HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Beatriz Carvalho Almeida, Rosária Silva Justi
433-453
PDF (Portugués)
IMAGINÁRIOS DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE OS SABERES DOCENTES: SENTIDOS PRODUZIDOS NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Tatiana Iveth Salazar López, Roberto Nardi
454-470
PDF (Portugués)
POR QUE DEFINIR A PERGUNTA FOCAL DOS MAPAS CONCEITUAIS É IMPORTANTE? A IDENTIFICAÇÃO DE MAPAS SUPERFICIAIS SEM ERROS CONCEITUAIS
Adriano Nardi Conceição, Paulo Rogério Miranda Correia
471-486
PDF (Portugués)
O USO DO MODELO PADRÃO DE ARGUMENTAÇÃO DE STEPHEN TOULMIN NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE FÍSICA: ALGUNS RESULTADOS DE PESQUISA E REFLEXÕES A PARTIR DE DEBATES EM SALA DE AULA
Ricardo Rangel Guimarães, Neusa Teresinha Massoni
487-502
PDF (Portugués)
UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES E DO CONTEÚDO ABORDADO EM ITENS DE GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): IMPLICAÇÕES CURRICULARES
Débora Cristina Cestaro, Maurício Urban Kleinke, Lupe Furtado Alle
503-536
PDF (Portugués)
UM MODELO MULTIDISCIPLINAR PARA A ANÁLISE DO DISCURSO EM AULAS DE QUÍMICA
Ademir de Jesus Silva Júnior, Bruno Ferreira dos Santos
537-556
PDF (Portugués)
A INFERÊNCIA À MELHOR EXPLICAÇÃO COMO HEURÍSTICA PARA ABORDAR EPISÓDIOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE CONTROVÉRSIAS EXPLICATIVAS
Renato Felix Rodrigues, Alexsandro Pereira de Pereira
557-576
PDF (Portugués)
O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SOBRE MICRORGANISMOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS
Dayane Ferreira Santos, Christiana Andrea Vianna Prudêncio
577-600
PDF (Portugués)
INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES ENTRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Maria Bruna Costa de Oliveira, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede
601-615
PDF (Portugués)
IDENTIDADE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS COMO UMA QUESTÃO DE GÊNERO: O CASO DE NATÁLIA FLORES
Adriana Martini Martins, Paulo Lima Junior
616-629
PDF (Portugués)
SECUENCIAS DE RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN UNA ACTIVIDAD PRÁCTICA DE CAMPO
María José Sáez Bondía, Ángel Luis Cortés Gracia
630-645
PDF
Idioma
English
Español
Português