ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: POSSÍVEIS RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Ana Paula Solino Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação - FEUSP) Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária – São Paulo/SP, 05508-040
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) BR-415, Rodovia Ilhéus- Itabuna, Km-16 Salobrinho, Ilhéus/BA, 45662-000

Palabras clave:

perspectiva freireana, atividades investigativas, ensino de ciências, problematização, contextualização

Resumen

A Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) são propostas de ensino que cada vez mais são utilizadas nas pesquisas em educação em Ciências, isso porque contemplam o diálogo e a problematização no contexto da prática educativa. Nesse sentido, objetiva-se investigar articulações epistemológicas e pedagógicas e possíveis complementaridades entre ambas as propostas, com a intenção de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Da análise dos principais elementos estruturantes da Abordagem Temática Freireana e do ENCI, constatou-se que há algumas semelhanças quanto à concepção de sujeito e objeto de conhecimento, o conceito de problema, a conceituação científica e o papel da contextualização. Assim como também há particularidades no âmbito destes aspectos e que caracterizam cada proposta, a exemplo da ênfase na dimensão conceitual dos problemas e da contextualização social no ENCI e da ênfase no aspecto humanizador dos problemas e da contextualização histórico-cultural na Abordagem Temática Freireana. Com base nessas relações, também foi possível estabelecer complementaridades entre a dinâmica dos Momentos Pedagógicos e as etapas investigativas do ENCI. Isto é, as etapas investigativas do ENCI, em especial os problemas podem potencializar a Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento; e as etapas dos Três Momentos Pedagógicos, em especial a problematização, podem contribuir para alavancar os problemas conceituais do ENCI, uma vez que os mesmos passam a estar subordinados a uma temática de amplo significado para os alunos. Essas complementações podem possibilitar a promoção da Alfabetização Científica, objetivo tão almejado no ensino de Ciências.

Publicado

2016-06-04

Cómo citar

Solino, A. P., & Gehlen, S. T. (2016). ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: POSSÍVEIS RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(1), 141–162. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/100

Artículos más leídos del mismo autor/a