APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

  • Guilherme Balestiero da Silva Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo
  • Daniel Lino Teodoro Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p01

Palabras clave:

Aprendizagem Cooperativa, Ensino de Ciências, Revisão de Literatura.

Resumen

A aprendizagem cooperativa é uma metodologia de ensino baseada na formação de pequenos grupos de alunos reunidos com o intuito de realizar uma tarefa com objetivos bem definidos. Ela apresenta diversas formas de aplicação e tem potencial para alcançar algumas das necessidades atuais do ensino, com destaque para a formação de cidadãos em uma sociedade da informação. Considerando, portanto, as possibilidades que a aprendizagem cooperativa apresenta, torna-se imperativo entender como ela vem sendo tratada no campo das pesquisas em Ensino de Ciências. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo identificar as tendências da abordagem dessa metodologia em produções acadêmicas em âmbito nacional e internacional. Para tanto, este estudo consistiu em uma revisão da literatura, na qual buscou-se em revistas QUALIS A1, A2, B1 e B2 e nos anais das edições realizadas até 2015 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) trabalhos sobre a temática. A análise dos trabalhos permitiu observar os seguintes focos temáticos mais frequentes: aprendizagem cooperativa e suas possibilidades; aprendizagem cooperativa e suas estratégias específicas; aprendizagem cooperativa em parceria com outras estratégias; e aprendizagem cooperativa apresentada em perspectiva teórica. Da análise dos resultados obtidos a partir da leitura dos trabalhos foi possível concluir que apesar do crescente interesse de investigadores sobre a temática, suas possibilidades educacionais não foram significativamente exploradas, principalmente no contexto nacional.

Biografía del autor/a

Guilherme Balestiero da Silva, Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo

Mestrando no Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, possui licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, São José do Rio Preto, e pela Universidade de Coimbra, Portugal (graduação sanduíche). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) do curso de Química no departamento de Química e Ciências Ambientais-IBILCE, UNESP, onde esteve inserido no contexto da escola pública sob orientação de um professor da mesma por dois períodos nos anos de 2012/2013 e 2015/2016. Entre os anos de 2013/2015 foi bolsista do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES) onde recebeu o prêmio concedido pela Universidade portuguesa aos 3% de melhores estudantes da instituição e obteve a dupla titulação de Licenciatura em Química. 

Daniel Lino Teodoro, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Química Analítica no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo  e Doutorado em Química no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. 

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Ciências lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), vice-diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, dezoito mestres e sete doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Silva, G. B. da, Teodoro, D. L., & Queiroz, S. L. (2019). APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(3), 01–30. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p01

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