INCORPORAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DIALÉTICA DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212Palabras clave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Revisão Bibliográfica Crítica, Materialismo Histórico-DialéticoResumen
Este trabalho teve por objetivo analisar de forma crítica e dialética a incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) por parte das pesquisas em Educação em Ciências (EC). Por meio de uma ampla revisão bibliográfica, realizada com procedimentos diversificados e pautada no Materialismo Histórico-Dialético, identificamos materiais que relacionavam a PHC e a EC, incluindo trabalhos da área de Educação Ambiental. Buscamos artigos publicados em periódicos específicos de EC, dissertações de mestrado, teses de doutorado, capítulos de livros, livros no todo e trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). No total, identificamos 80 documentos, sendo cinco artigos de periódicos científicos, 28 trabalhos de congresso, 29 dissertações, dez teses, quatro capítulos de livro e quatro livros no todo. Em um primeiro movimento de tratamento dos dados, realizamos uma caracterização descritiva das pesquisas encontradas, observando a distribuição quantitativa dos diferentes tipos de trabalho ao longo dos anos, a instituição de origem de seus autores e seus respectivos grupos de pesquisa. Em seguida, recuperamos categorias do marxismo e da PHC para analisá-los de acordo com a lógica dialética. Discutimos quatro categorias que permitiram aprofundar o entendimento da PHC e compreender a incorporação dessa pedagogia pelas pesquisas em EC: PHC como teoria histórica, dialética e materialista; a superação da pseudoconcreticidade na PHC; a prática educativa dialética e os momentos didáticos da PHC; a mediação dialética da PHC. Apesar dos meritosos esforços empreendidos pelos autores para trazer essa pedagogia para a EC de forma original e inovadora, as análises desenvolvidas nessas diferentes categorias apontam para alguns aspectos recorrentes: um ecletismo teórico-metodológico que associa a PHC a teorias não pautadas no materialismo histórico-dialético; uma preocupação utilitarista que reduz a PHC à sua forma, identificada como cinco passos estanques, esvaziando-a de seu conteúdo; uma compreensão da prática social como sinônimo de cotidiano, retirando a perspectiva de superação da pseudoconcreticidade; a ausência do sentido de mediação dialética nos cinco passos e quanto ao papel do conteúdo escolar; um esvaziamento do sentido de catarse, entendido como etapa de avaliação ou conclusão de uma sequência didática. Em linhas gerais, observamos uma incorporação da PHC de natureza utilitarista e discutimos as possíveis justificativas e implicações disso para a construção dessa pedagogia na EC.Citas
Abrantes, A. A. (2018). Como ensinar? O método da pedagogia histórico-crítica e a aula como unidade concreta de relações sociais. In J. C. Pasqualini, M. M. Agudo, & Teixeira, L. A. (Orgs.). Pedagogia Histórico–Crítica: Legado e Perspectivas (pp. 99-116). Uberlândia, MG: Navegando Publicações. Recuperado de https://www.editoranavegando.com/livro-juliana-1
Agudo, M. M. (2017). A educação ambiental na formação dos pedagogos: a unidade técnico política (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/150957
Agudo, M. M.; Teixeira, L., & Tozoni-Reis, M. F. C. (2016). Educação ambiental crítica e pedagogia histórico-crítica: para além dos interesses privados da escola. In: A. M. Mesquita, F. C. Bechara, & F. F. S. Asbhar (Orgs.). Currículo comum: ensino fundamental de Bauru (pp. 336-359). Bauru, SP.
Amorim, N. R. (2013). Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência-tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica (Dissertação de mestrado). Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES. Recuperado de http://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2013_N%C3%A1dia_Ribeiro_Amorim.pdf
Anunciação, B. C. P.; Messeder Neto, H. S., & Moradillo, E. F. (2015). Pedagogia histórico critica na formação de professores de ciências do curso de licenciatura em educação do campo da UFBA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 7(1), 243-252. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422
Anunciação, B. C. P., & Moradillo, E. (2014). A pedagogia histórico-crítica e as funções orgânicas: uma proposta de mediação didática para o ensino de química. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas.
Aragão, A. S. (2012). Ensino de química para alunos cegos: desafios no ensino médio (Dissertação de mestrado). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3111
Aragão, S. Z., & Stange, C. E. B. (2010). Como superar a passividade nas aulas de biologia: um estudo da metodologia da problematização. Experiências em Ensino de Ciências, 5(3), 55-81. Recuperado de http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID122/v5_n3_a2010.pdf
Araújo, M. S. M. (2017). Levantamento topológico de conceitos: avaliação de uma metodologia de ensino em uma disciplina de biologia (Dissertação de mestrado). Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. Recuperado de http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_eb8f8407940364bd4c42320963199da5
Borges, E. R., Pinheiro, B. C. S., & Moradillo, E. F. (2015). A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Estequiometria no Ensino Médio: a incorporação de conceitos científicos numa perspectiva contextual. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0081-1.PDF
Borgo, C. R. P. (1999). As medidas no Ensino de Ciências: Um Estudo em Sala de Aula, com Temas Transversais, na 4ª Série (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
Buffon, A. D., Tempesta, A. M., Carvalho, B. C. de, & Martins, M. R. (2015). Pedagogia histórico-crítica e ensino de física: uma proposta de sequência didática. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0607-1.PDF
Caetano, R. J., & Bellini, M. (2007). Que currículo é este? As Diretrizes Curriculares da rede pública de educação básica do estado do Paraná no ensino de ciências: o que há de novo? In Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p708.pdf
Campos, L. M. L, Diniz, R. E. S., Coelho, L. J, Teodoro, N. C., Oliveira, S. G. M., & Campos, R. S. P. (2015). Indicativos da perspectiva crítica entre professores de Ciências. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1956-1.PDF
Campos, R. S. P. de (2017). A perspectiva histórico-crítica e prática docente de ensino de biologia. (Tese de Doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/152028
Cancellara, C. H. P. O. (2017). O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: aproximações com a Pedagogia Histórico-Crítica (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/150472
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2006). Portaria n. 9.394, de 15 de fevereiro de 2006. Institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos, Diário Oficial de União, 17/02/2006, p. 15. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Recuperado de http://repositorio.unb.br/documentos/Portaria_N13_CAPES.pdf
Chassot, A. (2011). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí, RS: Unijuí.
Cheptulin, A. (1982). A dialética materialista. São Paulo, SP: Alfa-omega.
Christófalo, A. A. C., & Giardinetto, J. R. B. (2005). A prática de ensino de ciências e a PHC: um esboço de ensino em nível médio. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p296.pdf
Condenanza, L. (2011). La educación ambiental desde la teoría de los campos. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, São Paulo. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1724-1.pdf
Cunha, M. B. M. C., & Silva, J. L. P.B. (2015). A formação crítico-pedagógica de professores e professoras. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0852-1.PDF
Cunha, M. B. M., Silva, J. L. B., & Moradillo, E. F. (2013). Pedagogia histórico-crítica e sistema de complexos temáticos: buscando convergências no ensino de ciências. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0577-1.pdf
Dias, B. C., & Bomfim, A. M. (2013). Em busca de uma práxis em Educação Ambiental Crítica: Contribuições de alguns pesquisadores do Brasil. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0380-1.pdf
Dias, J. M. (2016). Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica (Dissertação de mestrado). Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Recuperado de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6765
Dinardi, A. J. (2005). A pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica em educação ambiental com enfoque em resíduos sólidos urbanos (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
Duarte, N. (1996) Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski (Coleção polêmicas do nosso tempo). Campinas, SP: Autores Associados.
Duarte, N. (2001) Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2a ed. Rev.) (Coleção educação contemporânea). Campinas, SP: Autores Associados.
Duarte, N. (2013). A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo (3a. ed. rev.). Campinas, SP: Autores Associados.
Duarte, N. (2016). Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados.
Fadini, G. P., & Leite, S. Q. M. (2017). Uma pedagogia Histórico-Crítica para discutir educação alimentar: aspectos metodológicos num projeto escolar de ensino médio. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1358-1.pdf
Frigotto, G. O. (1991). Enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: I. Fazenda (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo, SP: Cortez.
Fossaluza, A. S. (2015). As ações em educação ambiental realizadas por Organizações Não Governamentais no estado de São Paulo: alcances e limites (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/124012
Gallet, D.S., Megid, M. A. B. A., & Camargo, F. F. (2016). A experimentação em ciências naturais: uma abordagem histórico-crítica. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá,11(1), 55-63. Recuperado de http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID298/v11_n1_a2016.pdf
Gasparin, J. L. (2003). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica (2a ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Genovez, C. L. de C. R. G. (2006). A poluição das águas do Rio Bauru vista sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica (Dissertação de mestrado). Faculdade de ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/90851
Genovez, C. L. C. R. & Vale, J. M. F. (2005). A Pedagogia Histórico-Crítica nas aulas de biologia com enfoque na poluição das águas. In Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p426.pdf
Geraldo, A. C. H. (2006). Didáticas de ciências e de biologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/101998
Geraldo, A. C. H. (2009). Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.
Junqueira, J. N. (2014). Por uma educação ambiental histórico-crítica na escola (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/116032
Kosik, K. (1976). Dialética do Concreto. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Laburú, C. E., Arruda, S. de M., & Nardi, R. (2003). Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, 9(2), 247-260. Recuperado de http://www.cultura.ufpa.br/ensinofts/artigo5/pluralismociencias.pdf
Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2017) A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface, 21(62), 531-541. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-1807-576220160917.pdf
Lima, C. (2016). Ensino dos conceitos ácido e base na perspectiva histórico-crítica (Dissertação de mestrado). Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Recuperado de http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25215
Lima, C., Pinheiro, B. C. S., & Moradillo, E. F. (2015). A apropriação dos conceitos Ácidos e Bases e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma interlocução em sala de aula. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1070-1.PDF
Loureiro, A. F. B., & Tozoni-Reis, M. F. C. A. (2016). Teoria social crítica e pedagogia histórico-crítica: contribuições à educação ambiental. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, 68-82. Ed. especial. Recuperado de https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5960/3683.
Macedo, E. F. (1992). Avaliação do currículo de química de 2º grau do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
Maia, V. R. P. (2014). Estudos da infância no programa de pós-graduação em educação ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997 a 2012 (Dissertação de mestrado). Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. Recuperado de http://repositorio.furg.br/handle/1/6089
Malanchen, J. (2014). A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências e Letras Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/115677
Mantuano, L., Lanatte Y., & Martins, I. O termo crítico na pesquisa em educação em ciências. In Atas do X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Sevilla. Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/38_-_O_TERMO_CRITICO_NA_PESQUISA_EM_EDUCACAO_EM_CIENCIAS.pdf
Manzini, R. C. da R. (2014). Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/115879
Márkus, G. (2015). Marxismo e Antropologia. Tradução: São Paulo, SP: Editora Expressão Popular.
Marsiglia, A. C. G. (2005). O ensino de ciências na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: primeiras reflexões. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p231.pdf
Marsiglia, A. C. G., Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2019). Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, 19(e019003), 1-23. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653380.
Marsiglia, A. C. G. & Saviani D. (2017). Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Psicologia em Estudo, 22(1), 3-13. http://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815
Martins, L. M. (2006). As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas em pesquisa. In 29º Reunião Anual da ANPED, 2006. Educação, Cultura e Conhecimento: desafios e compromissos. Caxambu, MG. Recuperado de https://social.stoa.usp.br/articles/0016/4005/As_aparA_ncias_enganam_-_divergencias_entre_o_mhd_e_as_abordagens_qualitativas.pdf
Martins, L. M. (2007). A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas, SP: Autores Associados.
Martins, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.
Martins, L. M. (2013). Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 5(2), 130-143. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705
Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2018). Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, 34(71), 223-239. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428/36843
Martins, M. F., & Cardoso, M. M. R. (2015). Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevistado Dermeval Saviani. Crítica Educativa, 1(1), pp.163-217.
Marx, K. (1985-1986). O capital: crítica da economia política (Vol. 3, 2a.ed.). Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo, SP: Nova Cultural.
Marx, K. (2008). Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. (2a ed.) São Paulo, SP: Expressão Popular.
Matheus, G. M. F. (2003). Freinet, Saviani e a educação ambiental em resíduos sólidos urbanos In Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL085.pdf
Messeder Neto, H. S. (2017). Ensino de Química e o Desenvolvimento da Imaginação: Aportes da Perspectiva Histórico-Critica. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (p.10). Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1824-1.pdf
Mori, R. C. (2013). A Psicologia Histórico-Cultural nos artigos publicados em “Química Nova na Escola”. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0984-1.pdf
Mori, R. C. (2014). Experimentação no ensino de química: contribuições do projeto experimentoteca para a prática e para a formação docente (Tese de doutorado). Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75134/tde-02022015-153941/
Moura, C. M., & Comaru, M. W. (2015) Pedagogia Histórico-Crítica e arte sequencial: Metodologias alternativas no ensino de ciências. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0278-1.PDF
Moura, G. R. S. (1999). O ensino de ciências na 5a e 6a séries da Escola Fundamental. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
Muenchen, C., & Delizoicov D. (2014). Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação, 20(3), 617-638. http://doi.org/10.1590/1516-73132014000300007
Nassarala, N. L. R. (2001) A pedagogia histórico-crítica e o livro didático: a questão do ensino de ciências entre os anos 50 e 60 no Brasil (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
Nascimento Filho C. A., Sgarbi, A. D., & Pinto, S. L. (2013). A formação de professores de ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica e do Movimento CTS. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0464-1.pdf
Oliveira A. D. de. (2010). Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR. Recuperado de http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525
Oliveira, E. M., Almeida, J. L. V., & Arnoni, M. E. B. (2007). Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. São Paulo, SP: Edições Loyola.
Oliveira, M. C. R., & Salazar, D. M. (2013). Experimentação didática no ensino de química numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0839-1.pdf
Pasqualini, J. C., & Martins, L. M. (2015). Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, 27(2), 362-371. http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362
Patrocinio, A. A., & Cunha, M. B. M. (2016). Proposta para o ensino de Eletroquímica a partir da perspectiva histórico-crítica. In B. C. S. Pinheiro (Org.). Identidade e formação docente em química (pp. 199-216). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo, SP: Expressão popular.
Pedrosa. E. M. P., Leite, L. S., & Trevisan, I. (2011) Aspectos epistemológicos dialéticos do ensino das ciências: algumas reflexões. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1707-1.pdf
Peneluc, M. C., Pinheiro, B. C. S., & Morandillo, E. F. (2015). Educação ambiental e pedagogia histórico-crítica. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0296-1.PDF
Penha, A. F., & Silva, J. L. P. B. (2015). Desenvolvimento conceitual de licenciandos em química: a regra do octeto em discussão. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0277-1.PDF
Penha, A. F. da., & SIlva, J. L. P. (2017). Síntese conceitual de licenciandos em química. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2381-1.pdf
Pinheiro, B. C. S. (2016). Pedagogia histórico-crítica na formação de professores de ciências. Curitiba, PR: Appris.
Pinto, E. A. T. (2016). A Formação de educadores ambientais críticos em um curso de pedagogia: limites e possibilidades (Tese de doutorado). Faculdade de ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/150906
Ranche, P. M. (2006). A pedagogia histórico-crítica e a abordagem do tema água sob perspectiva da sustentabilidade (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20060428_RANCHE%20PRISCILA%20MACHADO.pdf
Rodrigues, G. L, & Massi, L. (2017). Estudos teóricos e bibliográficos sobre tecnologias da informação e comunicação nas pesquisas em Educação em Ciências. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1459-1.pdf
Rosella, M. L. (2004). O estudo da termodinâmica através da análise do efeito estufa (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/DIS_MEST/DIS_MEST20040227_ROSELLA%20MARCELO%20LUIS%20AROEIRA.pdf
Santos, C. S. (2002). A pedagogia histórico-crítica e o ensino de ciências (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP.
Santos, C. S. (2005). Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê.
Santos, F. S. S. dos. (2015a). Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências: investigando articulações (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/132498
Santos, H. M. S. (2007) O projeto de educação ambiental “Aprendendo com a natureza” como ponto de partida para uma ação formativa de professores do ensino fundamental (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/90957
Santos, R. B. dos. (2015b). Ensino de ciências à luz da Pedagogia histórico-crítica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: potencialidades e desafios (Dissertação de mestrado). Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2574773
Santos, W. A. S., & Lobino, M. G. F. (2017). Ensino de Ciências e Matemática: o currículo em ação e a formação dos estudantes In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1716-1.pdf
Sasseron, L. H. (2008). Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Saviani, D. (2012). A pedagogia no Brasil: história e teoria (2a. ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (1999). Escola e Democracia (32a. ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2005). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (9a. ed.) Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2007). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (11a ed.) Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2015a). O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 7(1), 26-43. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463
Saviani, D. (2015b). Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani [Entrevista concedida a Marcos Franscico Martins e a Mario Mariano Ruiz Cardoso]. Crítica Educativa, 1(1), 163-217. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v1i1.29
Saviani, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). (2017). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter [Entrevista adaptada da conferência proferida no Seminário “Dermeval Saviani e a educação brasileira”]. Interface Comunicação Saúde Educação, 21(62). http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0001
Schurch, G. P. (2016). Análise de uma proposta de ensino de ciências interdisciplinar na perspectiva histórico-crítica com o uso da Webquest (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR. Recuperado de http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2253
Silva, A. I. C. da. (1997). Um estudo sobre a aplicabilidade do currículo básico de ciências para a escola pública no paraná (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista, Marília, SP.
Silva, S. V. da. (2017). Potencialidades de um curso de formação continuada para a construção de conhecimentos e formação de conceitos em ciências naturais (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. Recuperado de http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2897
Siqueira, R. F., & Moradillo, E. F. (2017). Breve análise histórico-crítica do currículo de Química para o ensino médio no Brasil. In Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (p.10). Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1721-1.pdf
Souza, D. C. (2014). A educação ambiental crítica e sua construção na escola pública: compreendendo contradições pelos caminhos da formação de professores (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/110907
Souza, N. B. (2017). O Ensino de Ciências para a Pedagogia Histórico-Crítica. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (p.10). Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2040-1.pdf
Teixeira, P. M. M. (2003). A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, 9(2), 177-190. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003
Teixeira, L. A. (2013). Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/102054
Teixeira, L. A., & Talamoni, J. L. B. (2014). Educação ambiental e formação docente: a prática educativa ambiental como objeto de reflexão histórico-crítica. In M. F. C. Tozoni-Reis & J. S. S. Maia (Orgs.). Educação Ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas (pp. 41-58). Araraquara, SP: Editora Junqueira e Marin.
Tozoni-Reis, M. F. C., & Campos, L. M. L. (2015). A formação inicial de professores no fortalecimento da educação ambiental escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica. In C. F. B. Loureiro & R. A. C. Lamosa (Orgs.). Educação ambiental no contexto escolar: um balanço crítico da década da educação para o desenvolvimento sustentável (pp. 105-138). Rio de Janeiro, RJ: Quartet.
Urague, C. C. (2017). Educação Ambiental e os conteúdos de biologia: possibilidades didáticas à luz da Pedagogia histórico-crítica (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS. Recuperado de http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/bee635700c2ac776846045f3481c04d8/teses_dissertacoes/3_bee635700c2ac776846045f3481c04d8_2018-04-19_16-55-37.pdf
Urague, C. C., & Cruz, L. G. (2017). A Educação ambiental no contexto escolar: uma proposta didática a luz da pedagogia histórico-crítica. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0830-1.pdf
Viana, A. S., Sgarbi, A. D., & Santiago, I. C. (2017). Abordagem histórico-crítica em pesquisas que trabalham com Educação Ambiental. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2336-1.pdf
Villani, A.; Dias, V. S., & Valadares, J. M. (2010). The development of science education research in Brazil and contributions from the history and philosophy of science. International Journal of Science Education, Abingdon, 32 (7), 907-937. http://dx.doi.org/10.1080/09500690902855711
Young, M. Para que servem as escolas? (2007). Educação & Sociedade, 28(101), 1287-1302. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000400002
Zaneti, J. C., Oliveira, S. G. M., & Liporini, T. Q., & Andrade, T. Y. I. (2017). Inserção das pedagogias críticas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em Instituições Federais localizadas no Estado de São Paulo. In Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1536-1.pdf
Zilli, B., Massi, L., Sgarbosa, É. C., Nascibem, F. G., Ferrari, T., & Calvanese, V., (2015). Apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2036-1.PDF
Zuquieri, R. C.B. (2007). Ensino de Ciências na Educação Infantil: Análise de Práticas Docentes na Abordagem Metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/90857
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.