SIGNIFICADOS DE FOTOSSÍNTESE APROPRIADOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA MEDIADA POR MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Andréia de Freitas Zompero Programa de doutorado de Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburu Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

aprendizagem significativa, representações multimodos, fotossíntese

Resumen

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que analisa os significados elaborados por alunos da quinta série do Ensino Fundamental sobre o conceito de fotossíntese. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma atividade investigativa com a utilização da multimodalidade representacional na forma de texto, imagem, além da interação dialógica via modo oral entre os estudantes e a professora. Os significados produzidos em cada atividade foram analisados com base nas formas de Aprendizagem Significativa. Foi possível verificar que as atividades proporcionaram diferenciação e enriquecimento dos significados iniciais estabelecidos na estrutura cognitiva dos alunos.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

Zompero, A. de F., & Laburu, C. E. (2016). SIGNIFICADOS DE FOTOSSÍNTESE APROPRIADOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA MEDIADA POR MULTIMODOS DE REPRESENTAÇÃO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 16(2), 179–199. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/226

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2