DISCURSOS DO PROFESSOR E SUBJETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autores/as

  • Alberto Villani Instituto de Física da Universidade de São Paulo
  • Lizete Orquiza de Carvalho Depto. Física e Química, Fac. de Engenharia, UNESP, Ilha Solteira

Palabras clave:

Discursos do professor, Conflitos Cognitivos, Psicanálise e educação, Linguagem

Resumen

Nesse trabalho analisaremos algumas entrevistas didáticas com dois estudantes do Ensino Médio sobre colisões em Mecânica. Após apresentar as categorias da análise, mostraremos como as condições subjetivas e a relação com o conhecimento e com a Entrevistadora jogaram um papel importante no desenvolvimento do processo de busca e na conseqüente produção de esquemas mentais. Simultaneamente apontaremos como e por que razão a própria intervenção discursiva da Entrevistadora foi ressonante ou dissonante com essas condições.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Villani, A., & de Carvalho, L. O. (2016). DISCURSOS DO PROFESSOR E SUBJETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 10(3), 363–386. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/511

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>