LABORATÓRIO DIDÁTICO E SUBJETIVIDADE

Autores/as

  • Elisabeth Barolli Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina
  • Alberto Villani Instituto de Física - Universidade de São Paulo

Palabras clave:

laboratório didático, cognição e subjetividade, ensino de Física

Resumen

As especificidades que marcaram o modo com que alguns grupos de estudantes conduziram seu trabalho num laboratório didático de 3º grau, nos levaram a compreender a articulação da dinâmica desses grupos, a partir de elementos que se encontravam além do alcance da cognição. Mais especificamente, a condução e a sustentação da dinâmica dos grupos de estudantes foram explicitadas com base num interjogo entre as estratégias não conscientes, compartilhadas anonimamente, e os esforços dos indivíduos em trabalhar a partir de sua tarefa mais objetiva. Os resultados e as questões a que chegamos, utilizando como referência o trabalho desenvolvido por W.R. Bion, com grupos terapêuticos, nos trouxe a possibilidade de compreender a dinâmica do trabalho experimental dos estudantes através de um novo enfoque que aproxima os campos da cognição e da subjetividade. Esta aproximação nos remeteu, ainda, a uma reflexão mais profunda acerca das questões que podem estar envolvidas no processo de ensinar, particularmente nas situações em que o professor trabalha com a classe organizada em grupos.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Barolli, E., & Villani, A. (2016). LABORATÓRIO DIDÁTICO E SUBJETIVIDADE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 3(3), 145–164. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/615

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