LABORATÓRIO DIDÁTICO E SUBJETIVIDADE
Palabras clave:
laboratório didático, cognição e subjetividade, ensino de FísicaResumen
As especificidades que marcaram o modo com que alguns grupos de estudantes conduziram seu trabalho num laboratório didático de 3º grau, nos levaram a compreender a articulação da dinâmica desses grupos, a partir de elementos que se encontravam além do alcance da cognição. Mais especificamente, a condução e a sustentação da dinâmica dos grupos de estudantes foram explicitadas com base num interjogo entre as estratégias não conscientes, compartilhadas anonimamente, e os esforços dos indivíduos em trabalhar a partir de sua tarefa mais objetiva. Os resultados e as questões a que chegamos, utilizando como referência o trabalho desenvolvido por W.R. Bion, com grupos terapêuticos, nos trouxe a possibilidade de compreender a dinâmica do trabalho experimental dos estudantes através de um novo enfoque que aproxima os campos da cognição e da subjetividade. Esta aproximação nos remeteu, ainda, a uma reflexão mais profunda acerca das questões que podem estar envolvidas no processo de ensinar, particularmente nas situações em que o professor trabalha com a classe organizada em grupos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.